Ernesto Luis, da Venezuela, e Rocío Peña, do Chile, apresentam a sua canção “La Sierra”, vencedora da última edição do concurso Ibermúsicas de Creación de Canción

La Sierra é uma canção composta em 2023 pelo cantor e compositor venezuelano Ernesto Luis e pela cantora e compositora chilena Rocío Peña, que cantam ao amor a partir das paisagens do altiplano venezuelano e das montanhas chilenas, refletindo a saudade do encontro com os seus amores. Ambos encontraram-se em “Canciones para la Alegría” (Canções para a Alegria), um espaço de concertos online que teve lugar na Venezuela e reuniu mais de 200 artistas de todo o mundo.

 

O cantor e compositor venezuelano Ernesto Luis trabalha na fusão de ritmos tradicionais venezuelanos com pop, reggae, salsa e outros sons de todo o mundo. A sua música viaja num mar que define uma proposta lírica quotidiana, alegre e universal. Canta as suas próprias histórias e as das pessoas que ama; as coisas mais simples e quotidianas. A sua música faz as pessoas felizes e ele sente que em cada uma das suas canções está a história das pessoas. “Tepuy” e “La Vaca” são duas das canções promocionais do seu primeiro álbum “El Viaje”. Participou em festivais internacionais na Venezuela, Argentina e Cuba. Também partilhou o palco com artistas como Carlos Varela, Kelvis Ochoa, Cucurucho Valdés, José Delgado, Amaranta Pérez, Manuel Leandro Sánchez, entre outros.

 

Rocío Peña é uma cantora e compositora chilena cujo trabalho é o resultado de uma amálgama sonora que incorpora elementos de singer-songwriter, folk e pop. O seu mais recente álbum “Del Trueno” (2020) é um bouquet de canções que dá voz ao mundo interior da cantora e compositora e apresenta uma reflexão do sul do mundo: fragilidade, passagem do tempo, amor, territórios, revolução e liberdade. Um encontro entre as raízes e o lado melódico da canção. Foi produzido inteiramente por Turra Medina em Los Angeles, Califórnia. Ao vivo apresenta-se com facilidade tanto a solo com guitarra, ukulele, como com a sua banda, gerando espectáculos emotivos e cheios de nuances que nos transportam para as paisagens do sul, junto ao fogo, conseguindo integrar o público de uma forma acolhedora e envolvente. Lançou até à data quatro álbuns: “Del Trueno” (2020); “Memoria y canción en Pichi-Ropulli” (2017); “Atardecer” (2009) e Rocío Peña (2008), bem como os singles “Techo de Cristal” (2012) produzido por Angelo Pierattini e “Nube Negra” (2018) produzido por Javier Barría e tema principal do filme Silencio, do realizador penquista Leo Peña. Rocío tem desenvolvido uma carreira multifacetada como trabalhadora da música, com experiências como cantora e compositora, treinadora vocal e gestora de diferentes projectos culturais sempre ligados à música, ao vivo e virtualmente. Também é licenciada em Antropologia pela Universidad de Concepción (Chile), e é professora certificada no método holístico de treino vocal Fitzmaurice Voicework, no Fitzmaurice Institute, Los Angeles, Califórnia, EUA.

 

Ouvir em: https://open.spotify.com/intl-es/track/7naOu4gajvMb58dsRp2qCo?si=bca716774cec4549