Ibermúsicas lança suas convocatórias 2021 para atividades a serem realizadas durante 2022

Reafirmando o nosso compromisso de dinamizar o espaço musical de toda a região Ibero-americana mediante políticas públicas de fomento e apoio à actividade profissional das e dos artistas musicais, fomentando a criação musical em todas as suas formas, sem distinções de estilos, gêneros e tradições e promovendo a profissionalização, acessibilidade, inclusão e promoção das músicas ibero-americanas, Ibermúsicas anuncia a abertura de seus convites 2021.

Para as pessoas que fazemos Ibermúsicas é sempre um motivo de alegria o momento do lançamento de nossas convocatórias e hoje o é ainda mais, dado o difícil momento pelo qual continua atravessando o mundo em geral e o setor musical em particular.  Neste sentido, procuramos acompanhar e fortalecer os projetos artísticos e culturais do setor musical ibero-americano com ações tendentes a fomentar o mercado de trabalho das músicas e músicos e do ecossistema musical em seu conjunto.

Ajudas ao Sector Musical em Modalidade Virtual 2021: tem por objectivo apoiar projectos de realização virtual que promovam a criação, a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana; estimulem a formação de novos públicos na região; alarguem o mercado de trabalho das e dos profissionais do sector; e cujas expressões culturais contemplem a cooperação ibero-americana. Podem ser apresentados projectos para:

  • Processos de formação: aulas, workshops, cursos, capacitações
  • Ciclos de concertos
  • Laboratórios e centros de criação virtuais
  • Investigação musical e desenvolvimento editorial regional
  • Empreendimentos para o desenvolvimento de “corredores musicais internacionais” – circuitos de salas de concertos entre dois ou vários países-
  • Festivais
  • Mercados e feiras
  • Projetos de tecnologia e inovação para a música
  • Projetos de sincronização para plataformas de vídeo jogos, cinema, multimídia
  • Gravação de álbum
  • Experimentação/ Processos de hibridação
  • Combinação das propostas acima referidas
  • Outros

Aberto de 1º de junho a 1º de outubro.  Os projetos vencedores serão anunciados em 1º de dezembro.

Inscrição aqui

Prêmio Ibermúsicas de Composição e Estréia de Obra 2021: tem como objetivo incentivar e promover a criação de música de concerto (acadêmica, erudita, experimental) incentivando essas atividades com plena liberdade criativa. Implementámos uma nova forma de participação, a fim de beneficiar não só os compositores, mas também os intérpretes, assegurando assim a estreia de todas as obras.

Aberto de 1º de junho a 1º de outubro. Os trabalhos vencedores serão anunciados no dia 1º de dezembro.

Inscrição aqui

Prêmio Ibermúsicas de Criação de Canções, oitava edição 2021: tem como objetivo impulsionar e promover a criação de música popular, incentivando estas atividades com plena liberdade criativa. É um concurso aberto a todos os estilos musicais. Serão premiadas três canções apresentadas sob pseudônimo por cada país membro do Programa Ibermúsicas. Com a intenção de favorecer um maior número de artistas num momento em que o sector necessita de um apoio ainda mais forte, replicamos a iniciativa do ano anterior para que sejam premiados três compositores ou compositoras por cada um dos países que integram o Programa. Além disso, abrimos uma nova categoria na qual um dos prêmios de cada país será destinado às “Novas Sonoridades Urbanas” [Rap, Hip hop, Trap, Remix, R&B, etc].

Aberto de 1º de junho a 17 de setembro. As obras vencedoras serão anunciadas no dia 1º de novembro.

Inscrição aqui