Inicia “Rios Voadores”, projeto do Programa Clandestino da Rádio Eixo de Brasília dedicado exclusivamente à música popular da bacia do Amazonas

Assim como acontece com o fenômeno natural dos “rios voadores” da Amazônia, massas de ar carregadas de água que fluem criando percursos vitais e garantindo a continuidade dos ciclos biológicos, da mesma forma, a cultura musical da região flui por caminhos por vezes menos evidentes desde fora, mas que se encarregam de manter e reforçar a identidade regional. Os rios voadores fluem pela Amazônia, interligando os seres e criando rotas de trocas vitais de forma sutil, mas poderosa, assim mesmo, as trocas musicais e culturais amazônicas criam vínculos poderosos, ainda que discretos.

 

O Projeto “Rios Voadores” consiste em um programa didático e musical de webradio sobre as influências musicais e culturais que têm permeado a sonoridade e expressividade dos povos da bacia amazônica, criando um complexo cultural transnacional que consolida uma identidade regional própria, que foge dos grandes centros de difusão cultural das metrópoles dos países envolvidos.

 

Trata-se de uma série de edições especiais (cinco entregas) do Programa Clandestino da Rádio Eixo

(Brasília, DF), dedicado exclusivamente à música popular da bacia do Amazonas. Incluindo uma pesquisa e curadoria particular e a visibilização de artistas, gestores ou pesquisadores do fenômeno cultural tratado. O formato será um podcast musical, incluindo falas explicativas e peças musicais.

 

O projeto envolve a Yago Quiñones Triana (Colômbia), Gustavo Pozzobon (Brasil) e Manuel Souto (Uruguai).

 

Abril, maio e junho de 2024

www.radioeixo.com.br