Itália e Colômbia se encontram em “O mar dos Desejos”, o projeto conjunto entre Cristina Zavalloni, Cristiano Arcelli e a Latin Music Band do Conservatório do Tolima

O mar dos desejos é um projeto que transforma a geografia do encontro entre a Itália —particularmente a região da Emília-Romanha— e a Colômbia em puro som. No centro desta vibrante navegação artística encontra-se a voz magnética e a sensibilidade autoral de Cristina Zavalloni, uma artista capaz de transitar com uma elegância sem fronteiras entre o jazz, a música acadêmica e as raízes populares. Sua escrita, carregada de textos e imagens que evocam imaginários oníricos e passionais, entrelaça-se magistralmente com a visão arquitetônica de Cristiano Arcelli. O saxofonista e arranjador úmbrio-emiliano é reconhecido por sua capacidade de reinterpretar os cânones da tradição por meio de lentes contemporâneas e estruturas harmônicas sofisticadas. Uma alquimia sonora que permite a dois mundos distantes falar um idioma comum.

Este diálogo autoral encontra seu aliado ideal na Latin Music Band do Conservatório do Tolima, um ensemble que representa a excelência da formação musical colombiana. A banda não se limita a custodiar os códigos da música tradicional, mas os abre à investigação tímbrica e à improvisação, atuando como um organismo vivo que pulsa ao ritmo das raízes afrodescendentes.

O resultado é a cocriação de um novo subgênero musical: um corpus de obras originais em estreia absoluta que investiga a história do encontro entre a Europa e a América do Sul. O processo de produção reflete essa complexidade, articulando-se em uma dupla série de residências artísticas entre a Colômbia e a Itália.

O projeto viaja dos palcos do Conservatório do Tolima e da Universidade de Ibagué até o coração dos Apeninos bolonheses, com o Festival Crinali, o Zola Jazz and Wine e o Entroterre Festival, chegando finalmente a Roma, onde será acolhido pela Accademia Filarmonica Romana.

O projeto assume um compromisso constante com os territórios do interior italiano menos favorecidos culturalmente. A música habitará povoados históricos e pequenos municípios da área metropolitana de Bolonha. Em espaços comunitários como Le Torri dell’Acqua, a residência foi enriquecida com oficinas de dança e ritmos colombianos abertas à comunidade.

Este é um dos três projetos vencedores da convocatória especial Ibermúsicas – Emilia-Romagna, convocatória 2025. Ao mesmo tempo, conta com o apoio do Festival Spaesaggi, dos Conservatórios de Bolonha, Rimini e Cesena, da Universidade do Tolima, do Governo do Tolima, da Egea Records, do Auditorium di S. Cecilia Perugia e da Embaixada da Colômbia na Itália.

A colaboração entre Itália e Colômbia se materializa em uma série de marcos-chave que incluem residências de criação, laboratórios comunitários e concertos em palcos de grande relevância.

  • 13 de junho: Concerto no Auditório do Centro Cultural da Universidade do Tolima, Ibagué, Colômbia
  • 13 de junho: Apresentação no âmbito do Festival Folclórico Colombiano, Teatro Tolima, Ibagué, Colômbia
  • 27 de junho: Concerto no Entroterre Festival, Borgo di Roncaglio, Reggio Emilia, Itália
  • 28 de junho: Concerto no Festival Zola Jazz & Wine, Zola Predosa, Bolonha, Itália
  • 29 de junho: Concerto no Festival Crinali, Vergato, Bolonha, Itália
  • 2 de julho: Grande encerramento na Accademia Filarmonica Romana, Roma, Itália