Marcos Expósito do Uruguay e Gaddafi Núñez do Peru apresentam a primeira faixa do seu álbum Chabuca Negra

Os principais objetivos deste trabalho foram revisar a etapa “afroperuana” da compositora, dar continuidade ao processo de difusão da obra de Chabuca Granda e fortalecer a irmandade entre as diferentes tradições afro-sul-americanas, unindo, como forma de inovação e diálogo intercultural, relacionando essas composições com outros ritmos iberoamericanos de origem afro (como o Candombe do Uruguay, a Milonga ou o Ajechao).

Marcos Expóxito começou a estudar contrabaixo elétrico em 2003 com Ignacio Echeverría e depois com Federico Righi. Teve aulas ocasionais de baixo e contrabaixo com Arthur Maia (Gilberto Gil, Djavan) e Bruno Aguilar (Hamilton de Holanda, María Bethânia, Bamboo), Marcos Machado (Brasil/EUA), Diego Zecharíes (Uruguay/Espanña), Felipe Pumarada (Perú), Mariano Ly (Perú), Gerardo Alonso (Uruguay) e Jorge Pi (Uruguay). Em 2009 ingressou na EUM (Escola Universitária de Música) onde estudou contrabaixo clasico durante 2 anos com Carlos Weiske e em paralelo com o professor Roberto De Bellis. Em 2017 formou-se em Música Popular Brasileira e Jazz no Conservatório de Tatuí/São Paulo. Já participou de shows e festivais no Uruguay, Argentina, Chile, Brasil, Perú, Panamá, Espanha, República Tcheca, Alemanha, Polônia e Palestina. Como músico de sessão, gravou em mais de 15 discos, além de discos de autor. Trabalha como professor particular de música desde os 19 anos e em 2018 foi professor na escola Jazz a la Calle em Mercedes, Soriano. Em abril de 2021, publicou o seu primeiro livro, em coautoria com Nacho Mateu. O livro “Los Bajos del Candombe” é uma obra de 408 páginas dedicada ao estudo do baixo nesta tradição afro-uruguaia. Atualmente, vive nos arredores de Barcelona, ​​​​onde continua a trabalhar como professor e músico de sessão, além de produtor e diretor musical em vários projetos na cena española.

Gaddafi Núñez é um músico, compositor, produtor e comunicador peruano. Desde 2002 vive em Barcelona, ​​​​onde se dedica à criação e difusão de projetos musicais com raízes latinoamericanas principalmente. É formado em Comunicação Publicitária e Audiovisual e tem complementado sua formação artística participando de oficinas e cursos de composição, harmonia, canto, teatro, fotografia e palhaço. É criador e promotor de inúmeros projetos musicais, entre os quais podemos citar: Sakapatú, Galeano Encendido (show musical em homenagem ao escritor Eduardo Galeano), Ana García y Gaddafi Núñez Dúo, Olumbé Música Afroperuana, Costa Mulata, além de sua carreira como cantor e compositor com 5 Álbuns lançados: Más Allá de tus ojos (1999), Collage (2011), Certeza (2013), Galeano Encendido (2016) e Late (2021). Ha tenido la oportunidad de mostrar su trabajo en los principales teatros, auditorios y festivales de España, así como también en Perú, Francia, México, Bélgica, Argelia, Italia, Argentina, Suiza, Holanda, Grecia, Alemania, Colombia, Portugal, entre outros países. Sua composição “Niña de Lana” (Ana García e Gaddafi Nuñez duo) foi incluída pela organização Anistia Internacional no disco duplo lançado para o Dia dos Direitos Humanos. Fez parte da programação do renomado Festival da Canção de Autor BarnaSants durante os anos de 2014, 2015, 2017, 2018 e 2021.

Este trabalho tem a participação de Eliseo Parra, Federico Blois, Luana Baptista, Melaní Luraschi, Álvaro Ponce de León, Anna Colom e Fran Lucas como artistas convidadas.

 

31 de janeiro em https://orcd.co/cardoceniza