No âmbito de seu projeto “Alma”, a cantora colombiana Daniela López Gómez lança sua canção “Nació un río”

A artista colombiana Daniela López Gómez lança a canção “Nació un río”, uma nova peça de sua nova produção intitulada Alma, que consiste em uma série de composições inspiradas em ritmos populares latino-americanos impregnados de sons ancestrais. Também contém uma tonalidade acadêmica com cores próximas ao jazz, blues, rock e música cubana. Todos estes elementos foram fundamentais na formação de Daniela López Gómez como flautista e cantora e em sua constante busca de criar e contribuir para as novas sonoridades da música colombiana e latino-americana.

 

O trabalho de Daniela López Gómez procura contribuir para a evolução e, portanto, para a salvaguarda dos ares musicais da Colômbia e da América Latina, considerando que é uma urgência e o dever daqueles de nós que nos alimentamos deles de tantas maneiras. Criar é uma das melhores maneiras de fortalecer nossa cultura musical, de mantê-la viva e fluida para que chegue ao maior número possível de ouvidos, com a firme esperança de que os habitantes de um território se identifiquem e se reconheçam nele para que finalmente tenha o lugar que merece como uma das faces principais de sua terra.

 

“Tento transformar uma pintura, uma paisagem, um rio em uma canção, mas acima de tudo cada história que ouço, especialmente aquelas com tons dolorosos ou mesmo trágicos, como uma forma mais digna de contá-las e lembrá-las. Procuro descobrir a alma das coisas, moldá-la, fazê-la falar, rir, chorar, cantar e, acima de tudo, curar. Quero me expressar através da bela combinação dos legados de meus antepassados, que precisam de mensageiros e poetas loucos… loucos pela beleza do mundo sonoro do meu país e do meu continente”.

 

Daniela nasceu no município de Sonsón Antioquia, onde iniciou seus estudos musicais com a flauta como seu instrumento principal. Formou-se com honras na Universidade de Antioquia no programa de Música Instrumental – Flauta Transversal. Seu caminho no canto solo começou com o folclore caribenho e ela é atualmente uma cantora do grupo de bullerengue Yimalá. Daniela foi a vencedora do concurso de canções inéditas do coletivo I Love Bullerengue onde ela teve a oportunidade de gravar sua primeira canção profissionalmente. Ela também participou da chamada para compositores “Canciones de la cuarentena” pela Ibermúsicas em 2020, ganhando um dos três prêmios concedidos a cada país ibero-americano. No mesmo ano, ela ganhou um dos incentivos do Ministério da Cultura com a bolsa de Circulação Virtual para solistas, cantores-compositores e intérpretes de música acadêmica, popular e urbana.

16 de setembro

https://onerpm.link/851649670068