Num concerto especial, a Orquestra Filarmônica Nacional de Venezuela, dirigida pelo Maestro Rubén Capriles, dará vida às obras sinfónicas premiadas pelo Ibermúsicas

Pelo décimo ano consecutivo, o Programa Ibermúsicas lançou em 2023 um concurso para a criação de obras sinfónicas com o objetivo de fortalecer a criação de novas obras para ampliar o repertório ibero-americano neste campo, incentivando estas atividades com plena liberdade criativa. Neste concurso foram premiadas onze obras inéditas de compositores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru e Venezuela.

 

A particularidade deste concurso é que, graças à participação especial do Ministério da Cultura de Cuba e do Ministério do Poder Popular para a Cultura da Venezuela, as onze obras serão estreadas no âmbito de dois concertos especiais da Orquestra Sinfónica Nacional de Cuba e da Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela.

 

É com grande alegria que o Programa Ibermúsicas tem o prazer de anunciar o primeiro destes dois grandes concertos, que terá lugar no domingo 28 de abril, numa atuação especial e exclusiva na Sala Simón Bolívar do Centro de Acción Social por la Música pertencente a El Sistema, na cidade de Caracas, Venezuela. Aí, a Orquestra Filarmónica Nacional da Venezuela, sob a batuta do Maestro Rubén Capriles, interpretará as estreias de “Densidades” de Gustavo De Leonardis (Argentina), “Deja Vu” de Marcelo Dino (Brasil), “Cerca al Horizonte” de Andrés Poveda Herrera (Colômbia), “Susurros I” de Daniel Toledo Guillén (Cuba), “Avalon” de José Luis Valdivia Arias (Espanha) e “Me voy porque me voy” de Rodrigo Valdez Hermoso (México).

Na estreia das obras estarão presentes dois dos compositores premiados, Gustavo De Leonardis, da Argentina, e Marcelo Dino, do Brasil, que se deslocam especialmente à Venezuela para participar da estreia e também dos ensaios.

A Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela, corpo artístico da Fundação Companhia Nacional de Música ligado ao Ministério do Poder Popular para a Cultura, foi fundada em 22 de julho de 1987 com o objetivo de reforçar a identidade nacional através da difusão do repertório sinfónico venezuelano. É a orquestra que oferece mais oportunidades aos maestros venezuelanos, bem como a um grande número de solistas internacionais. Através do seu talentoso corpo orquestral, tem conseguido interpretar magistralmente composições que incluem estreias nacionais, latino-americanas e mundiais. A Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela tem participado com grande sucesso em importantes eventos musicais, desde a música sinfónica até à encenação de espetáculos populares.

As estreias das obras que serão interpretadas pela Orquestra Sinfónica Nacional de Cuba serão anunciadas em breve.

 

  • Domingo, 28 de abril, às 16h, na Sala Simón Bolívar do Centro de Acción Social por la Música pertencente a El Sistema, na cidade de Caracas, Venezuela