O ensamble de Música Antiga Bona Fé do México se apresentará no 9º Festival Latino-Americano de Barroco no Peru

Bona Fé é dedicado à performance de música antiga, com especial interesse no estudo e divulgação dos vários repertórios do período novo-hispânico. Cada projeto é formado e abordado a partir de alguma perspectiva temática, buscando expressar dimensões históricas, artísticas e poéticas do fato musical. A maioria dos trabalhos que compõem os programas é fruto de trabalhos de pesquisa e transcrição paleográfica, geralmente inéditos e pouco conhecidos. Isso dá sentido ao grupo como um espaço de divulgação da cultura musical da Nova Espanha. Nessa busca formal, são incorporados elementos extramusicais relacionados ao contexto artístico e literário das obras.

A piedade cristã e o culto aos santos foram transmitidos, recebidos e expressos de diversas formas nos diversos contextos sociais e culturais da América, redefinindo-se através de linguagens, vozes, danças e instrumentos locais. A canção natalina ─pelo seu caráter festivo e popular─ foi talvez o gênero poético-musical que melhor permitiu a conexão de percepções tão diversas e diferentes com a religião católica e a construção de novos imaginários religiosos. O programa que será apresentado por Bona Fe reúne basicamente canções natalinas pertencentes a diferentes comunidades do México e da Guatemala, que fizeram parte de suas expressões devocionais e festivas a santos, virgens e outras figuras da religião católica.

Bona Fe é composto por Ethel González Horta na direção musical, Nadia Ortega Petterson tiple I, Laura Pérez Rosillo tiple II, Francisco Mendoza Contreras tenor, Eloy Cruz na guitarra barroca e jarana, Rafael Sánchez Guevara na viola da gamba, Josafath Larios na percussão e Bárbara Pérez Ruiz no órgão, pesquisa musicológica e transcrições.

 

23 de setembro, 19:30 Iglesia de la Compañía, Cuzco, Peru

25 de setembro, 16:30 Catedral de Juli, Puno, Peru

https://www.youtube.com/ c /Projeto Ivan Zignaigo Mensurabilis