O grande violonista mexicano Manuel Rubio apresenta o Primeiro Concerto para Violão e Orquestra do século XX, composto por seu compatriota Rafael Adame.

Este é um projeto de pesquisa no qual será feita a primeira gravação internacional para dar a conhecer o Primeiro Concerto para Violão e Orquestra do século XX – chamado Concierto Clásico – de Rafael Adame (nascido em Autlán de Navarro, 1906 e falecido na Cidade do México em 1963). Este concerto (1930) precede dois importantes concertos de violão: o do italiano Mario Castelnuovo-Tedesco (1939) e o do Concierto de Aranjuez (1939-40) de Joaquín Rodrigo. Será realizada a primeira gravação e reimpressão eficiente da partitura do Primeiro Concerto para Guitarra e Orquestra de Adame. Este projeto resgata uma obra de grande valor histórico com pouca difusão e pouco conhecimento no mundo musical.

 

O “Concierto Clásico” de Rafael Adame (1904-1963), México, consiste em três movimentos: I Allegro moderato, II Adagio “estilo canção mexicana” e III Allegretto scherzando.

 

Manuel Rubio nasceu na Cidade do México, em uma família de músicos. Como solista, ele tem um amplo repertório que vai desde a música renascentista até obras para violão de compositores contemporâneos dos mais diversos estilos e gêneros. Grande parte de seu esforço tem sido dedicado à música de compositores mexicanos e latino-americanos. Seu interesse pela música de câmara também o levou a executar um repertório variado com voz, flauta, violino, duetos de violão e quartetos de cordas, assim como repertório para violão e orquestra. Sua estréia internacional foi em 1989 no Slosberg Music Center em Waltham, Massachusetts, EUA. Ele é formado pelo Studio of Guitar Arts e pelo Conservatório de Música de Boston, onde recebeu as maiores honras. Participou da edição do “Concierto clásico para guitarra y orquesta” do compositor mexicano Rafael Adame para as prestigiosas Edições Orphée. Foi convidado para o Festival Internacional de Guitarra Ciutat de Torrent em Valência, Espanha, para realizar a estréia européia desta obra com a Orquestra Sinfónica de Valência; também se apresentou com a Orquestra Sinfónica de Morelos, Orquesta de Cámara de Morelos, Orquesta de Cámara de Yucatán e a Orquesta Sinfónica de Yucatán.

 

Ele tem sido apresentado em programas como People & Arts, além de suas apresentações anuais para rádio e televisão nacional no México, Brasil, Espanha e EUA. Desde 2001 é presidente e membro do júri das mais importantes competições nacionais e internacionais de violão, incluindo a Guitar Foundation of America. Desde 2010, ele fez uma turnê pela Espanha com grande sucesso como solista e duo de violões com graduados da ESAY, onde realizou mais de 100 recitais para peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela.

 

Durante sua estada na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, ele se apresentou nos principais festivais de violão onde ofereceu master classes e estreou várias obras de compositores mexicanos.

Em 2018 ele ganhou o cargo de professor na Escola Superior de Artes de Yucatán. Em 2021 apresentou o recital de encerramento do III Festival Internacional de Violão FIVES e Mauricio Oliveira em São Paulo, Brasil, como solista e membro do júri. Recentemente participou do Cebu International Guitar Music Festival “Kinablit” na República das Filipinas, sendo convidado a retornar àquele país e participar de vários festivais na Ásia com destaque para Yilan, Taiwan, Singapura, além de retornar à Europa, América do Sul e EUA.

 

Manuel Rubio toca os violões dos luthiers Abel García do México e do americano Frederick Sheppard e é patrocinado pela empresa francesa de cordas Savarez. Desde 2019 ele faz parte do Sistema Nacional de Creadores Escénicos do Fundo Nacional para a Cultura e as Artes do México.

 

 

22 de novembro nas principais plataformas digitais (Spotify, Youtube, Apple Music, Tidal, Amazon, Sound Cloud, Youtube Music, Deezer, Qobuz, Napster).

https://open.spotify.com/artist/3yM8udf1c9f7sdeph5ZBjJ

https://www.facebook.com/manuelrubioguitar/