O guitarrista espanhol Paco Seco apresenta sua “Guitarra Andaluza” no 12º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado, no Uruguai

Paco Seco é um guitarrista versátil e criativo, um autêntico embaixador da guitarra espanhola. Possui uma técnica própria, entre a elegância clássica e a visceralidade da guitarra flamenca, o que o levou a rebatizar seu estilo como “Guitarra Andaluza”, desenvolvendo uma música original, inspirada nas raízes andaluzas e influenciada por diversos estilos musicais, do barroco ao jazz. Sua forma de se apresentar se destaca por sua profunda personalidade, virtuosismo e generosidade cênica.

Ele se apresentou em alguns dos festivais de guitarra e música mais importantes do mundo, realizando concertos na Europa, Ásia, África e América do Sul. Gravou doze álbuns, a maioria de produção própria, com música que vai do barroco à música contemporânea, passando por correntes como a world music ou o jazz. Ele compõe música para video-criações, curtas-metragens, dança e teatro, trabalhando para importantes companhias de teatro e dança. Além de se apresentar no FIGM 2025 como artista, Paco Seco também ministrará o interessante workshop: “Flamenco para guitarristas clássicos”.

O Festival Internacional de Guitarra de Maldonado nasceu em Maldonado – Uruguai, no ano de 2011, graças a uma iniciativa conjunta do guitarrista Ricardo Barceló e da Direção Geral de Cultura de Maldonado, com o objetivo de promover o interesse pela guitarra clássica, um instrumento profundamente enraizado a nível nacional e regional.

Desde a sua criação, grandes guitarristas reconhecidos internacionalmente passaram pelo Festival, como Álvaro Pierri, Jorge Cardoso, Wiktoria Szubelak, Manolo Franco Barón, José Miguel Moreno, Juan Falú, Laura Young, Eduardo Fernández, Gaëlle Solal, Oscar Herrero, Mirta Álvarez, Nora Buschmann e Giulio Tampalini, entre outros músicos de ampla trajetória. O FIGM tem sido calorosamente recebido pelo público, que, com seus aplausos, sempre loto las salas de concerto.

A presença de Paco Seco no Festival Internacional de Guitarra de Maldonado é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas, por meio de sua linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”, chamada 2024.

  • De 27 a 30 de novembro em Maldonado, Uruguai