O livro “Tengo un tema” de Sergio Ferreira, uma história do rock no Paraguai, é apresentado

No livro, o jornalista especializado em música narra os principais momentos do rock paraguaio a partir de uma história coral na qual convergem testemunhos e sua vasta experiência como cronista da cena. Com mais de 30 anos de experiência publicando entrevistas, reportagens e crônicas culturais, o jornalista musical Sergio Ferreira apresenta uma história inédita da cena rock paraguaia em seu livro “Tengo un tema”.

 

Nas quase 400 páginas que compõem o material, o autor faz uma viagem através dos momentos e personagens que deram sentido e projeção ao rock feito no Paraguai, oferecendo aos leitores um périplo através do tempo para conhecer em primeira mão o início e a evolução deste gênero musical. Testemunhos, anedotas e arquivos fotográficos dos protagonistas da história e do próprio Sérgio dão forma a esta história que visa deixar um legado cultural.

 

“Começamos na segunda metade dos anos 50, quando este ritmo entrou no repertório das orquestras de dança, e chegamos aos dias atuais, um período em que o gênero ganhou várias dimensões que se expressam em diferentes propostas”, descreve o autor no prefácio, além de ressaltar que “falar do rock no Paraguai também foi uma forma de destacar as dificuldades que existem neste país, dilacerado por ditaduras e maus governos, para todos os tipos de expressão artística”.

 

Embora seja formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica, Sergio Ferreira (1967) prefere ser conhecido como um

jornalista. Ele começou a trabalhar para os jornais Hoy e Noticias quando era um adolescente. Especializou-se em cinema e música popular e trabalhou por trinta anos no jornal ABC Color (de 1989 a 2019) na seção Artes e Espetáculos do jornal, Seção de Artes e Entretenimento, da qual ele era chefe desde meados dos anos 2000. Ele também foi produtor artístico da rádio Rock & Pop (1996-1998), correspondente da revista espanhola Zona de Obras (2004-2009) e colunista da revista Wild (2004-2008). Também foi editor das entradas no Paraguai para os dicionários Heavy Metal Latino (SGAE-Zona) e Punk e Hardcore da Espanha e América Latina (Fundación de Autor-Zona de Obras, 2005). Ele publicou artigos no jornal Folha de São Paulo (2003) e na revista Selecciones (2009). É co-autor do livro “Adrián Barreto Sendero de um trovador” (2015).

 

“Tengo un Tema” é apresentado pelo Encendé lo que sos, foi selecionado para sua etapa de desenvolvimento pelo CREA+BONOS 2020, organizado pela BID LAB, CIRD, Economía Naranja e Secretaría Nacional de Cultura del Paraguay. O projeto também foi declarado de interesse cultural pela Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai e obteve o reconhecimento institucional do Centro Cultural da República El Cabildo.

 

Quinta-feira 1º de setembro 19:00 hs no The Jam (Nuestra Señora de la Asunción 1156)