O projecto Saberes Musicais de Aires de Dominguillo, da Colômbia, lança o seu EP

O grupo Aires de Dominguillo nasceu há duas décadas na aldeia rural de Dominguillo, no município de Santander de Quilichao, Cauca, Colômbia. Composto por membros de três gerações da família Lasso Caracas e colegas músicos, o grupo atua e cria música da tradição afro-colombiana de Violines Caucanos.

Este grupo tem sido um dos mais notórios bastiões e referências da região na música tradicional, sendo o portador padrão e dirigido por Walter Lasso (compositor e violinista) e Ana Lucia Caracas (cantora e gestora cultural), destacando-se por gerar uma proposta enquadrada nos ritmos tradicionais que são vividos na aldeia de Dominguillo, O trabalho do grupo baseia-se nas diferentes festividades típicas deste território, participando na dinamização sócio-cultural da zona, onde os ritmos dos bambucos, jugas e torbellinos são o ponto de ancoragem e divulgação do legado afro-norte-caucano.

O EP do grupo já está disponível com seis temas musicais da sua própria autoria e da tradição oral de violinos caucanos da Colômbia. Este projecto foi gerido em colaboração com a etnomusicóloga colombiana Paloma Palau Valderrama, investigadora do Grupo de Estudos Musicais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil).

https://www.facebook.com/grupoairesdominguillo

@airesdedominguillo