O projeto argentino/uruguaio “Por El Río” apresenta o resultado de seu recente trabalho, a suíte “Confluencia”

Por El Río é um projeto musical criado em 2020, integrado pelos instrumentistas e compositores da Argentina Lautaro Lunadei (eletrônica), Juan Pablo Ferreyra (guitarras) e Pablo Leites (percussão) do Uruguai.

A música deste trio leva idéias inspiradas em músicas folclóricas e antigas gravações para resignificá-las e torná-las parte de um novo material. Entre as legítimas opções de estudar o folclore quase como um objeto arqueológico, ou atualizá-lo através de ousados arranjos, Por El Río ensaia outra opção: tomá-lo como uma das suas matérias-primas.

A suíte Confluencia é uma obra que através de vários movimentos traça uma viagem pelos rios que conformavam o Vice-reinado do Rio da Prata, mediante diferentes tramas sonoras e ritmos característicos. Deste modo, a História e os territórios se entreveram reimaginados pela via da música.

Confluência é a metáfora que representa “Por el Río”. Dois rios que se tornam um; dois registros ou objetos musicais que criam uma música nova em que futuro e passado se unem.

A Suíte Confluência conta com a participação de músicos convidados, como: Edu Lombardo (UY), Cristóbal Repetto (ARG), Facundo Barrios (ARG) e Andrea Facciolo (UY).

Pelo Rio apresentará a suíte completa em formato audiovisual, a cargo dos artistas Mariano Minestrelli e David Guzmán pelo canal do YouTube do projeto.

Sexta-feira 12 de novembro 21:00 hs.
youtube.com