O violonista mexicano Jorge Antonio Ancheyta Segovia inicia seu projeto “O Violão Clássico na Centroamérica”

O Violão Clássico na  Centroamérica  é um projeto cujo conceito artístico é divulgar o repertório contemporâneo para violão clássico dos principais compositores que representam as regiões da Centroamérica.

 

Para realizar este projeto, Jorge Antonio Ancheyta Segovia frequentará o programa de Formação Musical oferecido pelo Conservatório Liceu de Barcelona, ​​​​Espanha, que lhe permitirá trabalhar o repertório junto com o maestro Guillem Pérez-Quer, a fim de alcançar os mais altos padrões de interpretação musical.

 

As atividades que serão realizadas durante os quatro meses que dura o programa são as seguintes:

 

  • 15 sessões de instrução com o professor Guillem Pérez Quer onde serão trabalhadas as obras do repertório, bem como a técnica do violão.
  • Comparecimento à Masterclass oferecida pelo programa do Conservatório com professores visitantes internacionais.
  • Participação em conjuntos de música de câmara do conservatório.
  • Assistência a concertos de alunos e artistas convidados do conservatório.
  • Realização do concerto final onde serão apresentados os trabalhos realizados durante o programa.

 

Jorge Antonio Ancheyta Segovia é formado pela Escola Superior de Música INBA do Centro Nacional de Artes. Estudou violão na cadeira do maestro José Francisco Gómez Pérez. Ao longo de sua formação colaborou com jovens compositores na estreia de obras de diversos estilos que vão da escrita clássica tradicional à experimental, por sua vez tem colaborado em diferentes conjuntos de música de câmara e como músico de sessão em produções discográficas independentes e gravações para o Instituto SAE. Seu repertório é composto principalmente por música latino-americana contemporânea.

 

Uma vez criadas as peças musicais, elas serão apresentadas em junho na Universidade de Barcelona, Espanha.