Os harpistas paraguaios Sixto Corbalán e Juanjo Corbalán começam sua oficina virtual de Harpa Paraguaia Contemporânea

A harpa paraguaia é o instrumento considerado como símbolo da cultura musical nacional do Paraguai segundo Lei Nº 4.001. Durante o mês de junho e em coincidência com as celebrações do dia da harpa paraguaia (9 de junho) os reconhecidos harpistas paraguaios Sixto e Juanjo Corbalán, estarão desenvolvendo 4 oficinas para 4 destacadas organizações e instituições sul-americanas da harpa e da cultura, que estarão oficializando em modo de anfitriões de maneira local, no Panamá, México, Colômbia e Argentina.

 

A oficina se centrará nos sons tradicionais da harpa paraguaia cheios de contrastes, riqueza sonora e sua projeção contemporânea, bem como em aumentar os recursos da improvisação explorando texturas sonoras em torno da música e gêneros tradicionais, partindo do ritmo de polca paraguaia como eixo principal.

 

Os irmãos Corbalán, são considerados os novos referentes da harpa e da música instrumental paraguaia. Desde 2007 cada um ganhou um lugar de privilégio como solistas e compositores. Nos últimos tempos são requeridos nos diversos cenários regionais e internacionais (América, Europa, Ásia e Oceania). Suas pesquisas e incursões musicais para outros gêneros fazem desta dupla de harpas uma perfeita sintonia com uma sonoridade surpreendente.

 

 

Quinta-feira 9 — Fundação Danilo Pérez/Panamá – 07pm horário de Panamá https://www.facebook.com/FundacionDaniloPerez

 

Quinta-feira 16 – La casa del Arpa/México – 05pm horário do México https://www.facebook.com/Lacasadelarpa

 

Quinta-feira 23 – Instituto de Cultura Corrientes/Argentina – 07pm horário da Argentina https://www.facebook.com/CulturaCorrientes

 

Quinta-feira 30 – Arpa Masters/Colômbia – 07pm horário da Colômbia https://www.facebook.com/maestrosdelarpa