Os violoncelistas Iván Tovar (Colômbia) e Rafael Delgado (Argentina) apresentam seu livro Estudos para violoncelo sobre música sul-americana)

No âmbito do “Segundo Festival Puntal, el violoncello en las músicas populares”, este valioso material será apresentado tanto pessoalmente como online.

 

Tocar música popular requer conhecimento estilístico do gênero em questão, seus padrões rítmicos, melódicos e de acompanhamento, as escalas e curvas melódicas que a caracterizam, assim como suas sonoridades típicas, articulações e estruturas formais. Este livro e este festival respondem à necessidade de explorar recursos, habilidades e conhecimentos que normalmente não fazem parte de programas de treinamento institucional, como a transcrição de melodias em tempo real, tocar de ouvido ou improvisar usando a cifra americana.

 

Estudos para violoncelo sobre música sul-americana é um compêndio de doze obras ou estudos técnicos e estilísticos (nível intermediário e avançado) para violoncelo, contendo desenvolvimentos rítmico-melódicos, desafios técnico-musicais e um conjunto de “efeitos” (percussão e arco), que são feitos a partir da trajetória musical e pedagógica dos autores deste livro. As exigências estilísticas, próprias de cada obra, são apresentadas com base nos ritmos escolhidos por cada compositor e que são característicos da Argentina (Chacarera e Zamba), Chile (Cueca e Aire Mapuche), Colômbia (Porro, Torbellino e Bambuco sureño), Peru (Huayno e Landó), Uruguai (Candombe e Milonga Campera – Marcha Camión), Colômbia e Venezuela (Gabán – golpe de Joropo). Cada estudo é acompanhado por um texto explicativo que orienta o leitor na compreensão e interpretação das obras. Este material didático pretende ser uma contribuição cultural que destaque a diversidade musical da América do Sul e que incentive a investigação dos recursos técnicos e musicais do violoncelo dentro destas músicas populares, gerando uma integração entre os violoncelistas e o ambiente de sua linguagem tradicional para ressignificar o ensino-aprendizagem do repertório acadêmico sul-americano.

 

Com a intenção de mostrar a diversidade das expressões musicais abordadas pelos violoncelistas que executam estas músicas, o festival contará com a participação de violoncelistas de renome e emergentes: Leila Cherro (Chubut), Mauro Sarachián (BA), Jessica Estigarribia (Paraguai), Bruno D’Ambrosio (BA), Kike Catena (Santa Fé), Sergio Eriel Pagano (BA), o grupo Cellofilia (Venezuela-Argentina). Finalmente, o festival será encerrado pela orquestra de violoncelos do festival, dirigida por Diego Penelas e Flavia Guzmán.

 

 

Quinta-feira, 1º de dezembro, 14h (Colômbia), 16h (Argentina) no Conservatório Manuel de Falla, Gallo 238, Cidade de Buenos Aires, Argentina

https://www.facebook.com/festivalpuntal

https://www.instagram.com/festivalpuntal

https://www.youtube.com/channel/UCgJMUgJSwm2aUiyqUhyHkrw