Os virtuosos músicos paraguaios Sixto Corbalán e Pedro Martínez farão uma digressão europeia

Durante o mês de abril, Sixto Corbalán (harpa) e Pedro Martínez (guitarra) apresentar-se-ão em Edimburgo e Portugal, dando workshops e concertos.

 

Sixto Corbalán é um compositor e intérprete de harpa paraguaia com reconhecimento artístico nacional e internacional. Com raízes folclóricas e um olhar atento à música popular contemporânea sul-americana, cria uma abordagem do som tradicional a uma linguagem contemporânea explorando sonoridades rítmicas e harmónicas. Isso se traduziu em extensas experiências internacionais que o levaram a palcos como o FolkFestival em Rudolstadt, Alemanha, Canning House em Londres, Memorial da América Latina em São Paulo, Museu de Arte de Kyoto, entre outros. Ministrou masterclasses e workshops sobre a Harpa Paraguaia Contemporânea na Royal Academy of Music em Londres, no Royal Northern College of Music em Manchester, no Congresso Mundial de Harpa em Hong Kong e Sydney, e em centros culturais em Assunção e no interior do Paraguai. Nos últimos 10 anos tem sido o Diretor Artístico do Festival Mundial de Harpa do Paraguai. Participou em diferentes congressos e feiras em todo o mundo, como Womex, Porto Musical, Micsur, Circulart, World Harp Congress e outros.

 

Pedro Martínez é um guitarrista, compositor e educador musical paraguaio, considerado um dos músicos mais destacados do Paraguai, combinando as raízes musicais do seu país com influências contemporâneas. Nos últimos dez anos, lançou três álbuns e um EP, sendo aclamado pela crítica nacional e internacional. Esta trajetória levou-o a partilhar a sua música em mais de dez países da América Latina e da Europa. Ao mesmo tempo, tem uma sólida carreira acadêmica como professor de música e investigador na Universidade Nacional de Asunción. Martínez é formado em Música pela Universidade Federal de la Integración Latinoamericana (Foz de Iguaçu, Brasil), e também é formado no curso de MPB/JAZZ do Conservatório de Tatuí (São Paulo, Brasil).

 

 

  • 6 a 9 de abril, Aulas Maestras em Edinburgh Harp Festival, George Watson’s College – Edimburgo, Escocia
  • 6 de abril, Concerto em Edinburgh Harp Festival, George Watson’s College – Edimburgo, Escocia.
  • 10 de abril, Concerto em Museu do Fado, Lisboa, Portugal
  • 11 de abril, Conderto em CPLP, Lisboa, Portugal