Mês: Julho 2023

  • Identidades Sonoras, as playlists de Ibermúsicas

    Identidades Sonoras, as playlists de Ibermúsicas

    Esta quinzena recomendamos as playlists criadas por Isadora Ponce de Ecuador y Paulo André Moraes Pires de Brasil

    “Esta lista é uma colagem que recolhe momentos do quotidiano: paisagens, memórias, objetos, conflitos que colocam o corpo afetado e que afeta como centro; que preserva tecidos políticos e afetivos diante de um mundo violento, e retorna à tradição, às vozes das mulheres para expandir narrativas criativas e moldar um mundo inacabado”. Isadora Ponce – Ecuador

    https://open.spotify.com/playlist/0GAZYNApO9u30LVEpvwtAD?si=4351858c25824764

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

    “Músicas brasileiras que cabem em qualquer lugar do mundo”. Paulo André Moraes Pires – Brasil

    https://open.spotify.com/playlist/0FZVpeQmJTXXYo9FgjnOq4?si=deab6bf6f8064225

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

     Identidades Sonoras são as playlists do Spotify criadas por músicos, produtores, críticos e investigadores dos países que integram o nosso programa, a quem foi pedido que refletissem, interpretassem e construíssem um percurso integrando tradição e novas procuras numa lista de 50 obras.

  • Fidel Minda, do Equador, inicia o seu processo de especialização na Colômbia

    Fidel Minda, do Equador, inicia o seu processo de especialização na Colômbia

    O músico equatoriano Fidel Minda, percussionista e compositor, diretor do projeto musical PITEKUS, inicia a sua especialização em Marimba, percussão, canto e dança na Fundación Escuela Canalón de Timbiquí, na cidade de Cali-Colômbia, ao mesmo tempo que oferecerá um intercâmbio aos alunos desta fundação partilhando fundamentos da música do Equador através do corpo, partilhará também técnicas de percussão corporal.

  • Alex Alvear e Wañukta Tonic do Equador farão uma turnê pela Colômbia

    Alex Alvear e Wañukta Tonic do Equador farão uma turnê pela Colômbia

    Liderados por Alex Alvear, uma referência incontornável do sentimento equatoriano nos tempos modernos, os Wañukta Tonic chegam para abanar o público e deixá-lo sem alternativa que não seja render-se à surpresa e ao deleite. Wañukta, em Kichwa, é um golpe forte que nos inquieta, a tónica é para matizá-lo.

     

    A banda é formada por duas gerações de músicos que representam grande parte da efervescência artística da cena equatoriana contemporânea. Sua estética é baseada na ideia de um encontro sônico entre a tradição andina e a vanguarda universal.

     

    Wañukta Tonic é um cruzeiro pelos sabores, cores e sons de um país definido por seu ecletismo e diversidade. A banda é formada por Alex Alvear nos vocais e na guitarra, Matías Alvear no baixo e nos vocais, Juan Ernesto Guerrero na guitarra, Daniel Herrera nos teclados e Raúl Molina na bateria.

     

    O principal objetivo da turnê é promover a música equatoriana no país irmão da Colômbia e fortalecer os laços culturais entre as duas nações. A turnê contará com colaborações binacionais com Briela Ojeda, Antonio Arnedo e Urián Sarmiento e um repertório variado que incluirá composições originais de Alex Alvear e Wañukta Tonic, bem como versões de músicas tradicionais tiradas de seu contexto habitual.

     

    A turnê será realizada entre 14 e 20 de agosto de 2023 em cooperação com a produtora LOA da Colômbia e graças ao apoio do Ibermúsicas.

     

     

    15 de agosto: Auditório da Universidade de Los Antes

    16 de agosto: Auditório da Universidade Javeriana

    17 de agosto: Matik Matik

     

    • 15 de agosto: Auditorio Universidad de los Antes
    • 16 de agosto: Auditorio Universidad Javeriana
    • 17 de agosto: Matik Matik
  • Como parte da sua digressão europeia, o artista peruano Renzo Zong actuará em Madrid, Espanha

    Como parte da sua digressão europeia, o artista peruano Renzo Zong actuará em Madrid, Espanha

    Renzo Zong é um projeto peruano de Tribal Beat que começou em 2018. Resgata a música das diversas culturas do Peru, recuperando-as e envolvendo-as com sons electrónicos e psicadélicos. É assim que consegue criar sonoridades místicas e curativas que preservam os costumes e tradições originais.

     

    Em 2019, ele trabalhou com o selo alemão “Cuicacalli”, fazendo um remix com diferentes DJs internacionais para seu EP “Gratitud”. No mesmo ano, ele fez parte da compilação “Latin America 2” do selo polonês Basy Tropikalne e também trabalhou com o selo Random Collective de Porto Rico. Em 2022, lançou seu primeiro álbum pelo selo inglês Ultraphonic Music, dois singles pelo selo espanhol Mood Music e um EP pelo selo guatemalteco NUMA Music.

     

    Nesse mesmo ano, fez suas primeiras turnês: a Ceres Entrópicos Tour – Sur Perú de Hit La Rosa, onde foi o artista de apoio, e a Tras Las Huellas Tour, sua primeira turnê internacional no Chile, onde levou sua música para as cidades de Santiago, Viña del Mar, Valparaíso, Constitución e Concepción.

     

    A turnê de Renzo Zong é possível graças ao apoio de Circulação do Programa Ibermúsicas.

     

    12 de agosto, 20h: Tempus Restobar, Madrid, Espanha

  • A banda paraguaia Mythika anuncia o lançamento ao vivo do seu álbum “Unholy Glory”

    A banda paraguaia Mythika anuncia o lançamento ao vivo do seu álbum “Unholy Glory”

    “Unholy Glory” do Mythika: Uma experiência épica do metal funde o poderoso som do metal com a narrativa emotiva de suas canções. Este álbum é um marco na carreira dos Mythika, apresentando um compêndio de canções poderosas e emotivas que levam os ouvintes numa viagem épica e cativante. Com letras profundas e melodias intensas, o álbum conceitual que recria as experiências vividas durante a conquista da América, leva-nos a passagens por todo o continente americano, contando-nos a história desoladora e negra da conquista.

     

    “Unholy Glory” é um álbum que foi feito com paixão e dedicação pelos Mythika, uma banda de metal que conseguiu conquistar os corações dos seus fãs com a sua proposta musical única e cativante. Com o apoio do Programa Ibermusicas, essa produção alcançou novos níveis de excelência, permitindo que a banda leve sua música a um público mais amplo e diversificado.

     

    12 de agosto, 19h no The Jam, Ntra. Sra. de la Asunción c/ Ygatimi, Asunción del Paraguay

  • Co Organizado pela Associação Latino-Americana de Harpas, realizar-se-á o V Encontro de Harpas da Colômbia

    Co Organizado pela Associação Latino-Americana de Harpas, realizar-se-á o V Encontro de Harpas da Colômbia

    O Encuentro de Arpas Colombia propõe-se ligar todos os tipos de harpas e celebrar a união de culturas e tradições que coexistem entre os harpistas latino-americanos. O Encontro e a ALDA partilham muitos valores dentro das suas respectivas visões e missões, pelo que colaboram na realização deste evento que promete oferecer a mais alta qualidade artística, bem como exaltar a identidade latino-americana.

     

    De 6 a 11 de agosto, em vários locais de Bogotá, o V Encontro de Arpas Colômbia terá como principais convidados a professora venezuelana Marisela González, especialista em interpretação e investigação do repertório latino-americano para harpa de pedal, Emmanuel Padilla Holguín, concertista de Bellas Artes no México, e o grande harpista, investigador e pedagogo francês Sylvain Blassel.

     

    Este encontro realiza-se com o apoio do Programa Ibermúsicas através do seu convite à apresentação de propostas 2022.

    6 a 11 de agosto, Bogotá, Colômbia

    www.encuentrodearpascolombia.com

  • O grupo panamiano Ensemblast fará uma turnê por vários locais na Argentina

    O grupo panamiano Ensemblast fará uma turnê por vários locais na Argentina

    O Projeto Ensemblast tem sido uma força criativa singular de novos caminhos autênticos e apaixonantes, fundindo a estética do quarteto clássico com estilos latino-americanos contemporâneos e tomando livremente emprestados elementos de uma variedade de linguagens musicais como o folk, jazz, salsa, bolero, world music e pop. O Ensemblast fará uma extensa digressão por três províncias argentinas: Mendoza, San Juan e Buenos Aires, com concertos e masterclasses sobre a música latino-americana do século XXI.

     

    Ensemblast é formado por Isaac Casal no violoncelo, Ricardo Zuñiga no contrabaixo, Luis Casal no violino e, para esta turnê, eles terão a companhia da pianista argentina Alejandra Saenz. Os membros do conjunto ganharam o prestigioso Prêmio Emmy na categoria de Composição/Arranjo Musical com a obra “River of the Last Valley” e farão essa turnê graças ao apoio do Programa Ibermúsicas por meio de sua linha de Ajuda ao Setor Musical para a Circulação.

     

     

    • 5 de agosto: “Teatro Mendoza”, Mendoza, Argentina
    • 7 a 9 de agosto: workshops e masterclasses na Faculdade de Artes e Design da UNCuyo.
    • 6 de agosto: Auditorio “Juan Victoria”, San Juan, Argentina
    • 10 e 11 de agosto: Auditorio da Asociación Argentina de Performance Musical, Buenos Aires, Argentina
    • 13 de agosto: Auditório da Alliance Française de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

    14 de agosto: Teatro Municipal “Leopoldo Marechal”, San Miguel, Buenos Aires, Argentina

  • O conjunto vocal mexicano Voz en Punto actuará no festival Asunción a Voces no Paraguai

    O conjunto vocal mexicano Voz en Punto actuará no festival Asunción a Voces no Paraguai

    O conjunto vocal mexicano mais conhecido do mundo, Voz en Punto, comemora 30 anos de carreira actuando pela primeira vez no Paraguai no âmbito do Festival Internacional Asunción a Voces, que terá lugar na capital paraguaia de 4 a 6 de agosto.

     

    Com o apoio do Programa Ibermúsicas, Voz en Punto apresentará o repertório de música a cappella mexicana que lhe trouxe renome internacional nos mais de 25 países que visitou.

     

    Cantarte é o grupo vocal paraguaio anfitrião que receberá grupos do próprio Paraguai, bem como da Argentina, Brasil, Uruguai e México, país que será representado pela primeira vez.

     

    Como parte do festival, além dos concertos apresentados pela agrupação Voz en Punto, José Galván, diretor do grupo, oferecerá um workshop sobre música mexicana para a comunidade coral do festival e da cidade de Assunção.

     

    • Sexta-feira 4 de agosto 9h: Centro Cultural Paraguaio-Japonês, Workshop “O Poder do Canto Coral”.
    • Sexta-feira 4 de agosto 12h: Colégio Asunción, Concerto Didáctico
    • Sábado 5 de agosto 8h: Centro Cultural Paraguaio-Japonês, Workshop “O Poder do Canto Coral”.
    • Sábado 5 de agosto 20h: Concerto no Auditório do Centro Cultural Paraguaio-Japonês
    • Segunda-feira 7 de agosto 19h: Concerto na Catedral de Villa Rica

    Terça-feira 8 de agosto 19h: Concerto para a Embaixada do México no Paraguai na Manzana de la Rivera.

     

  • O grupo vocal “La Cantarola” da Argentina fará parte da programação do Festival Assunção a Vocês do Paraguai

    O grupo vocal “La Cantarola” da Argentina fará parte da programação do Festival Assunção a Vocês do Paraguai

    O grupo vocal “La Cantarola”, formado por Magalí Castro, Ivana Perren, Fernanda Quintás e Laura Alberti estará presente em uma nova edição do Festival Assunção a Voces.

     

    “La Cantarola” é um quinteto vocal feminino que interpreta um vasto repertório de música popular latino-americana, com a força e a graça características do sul do continente. Foram vencedoras do concurso Ibermúsicas 2022 para ajuda à circulação.

     

     

    • Sexta-feira, 4 de agosto: aula
    • Sábado, 5 de agosto, 20h: Concerto
    • Domingo, 6 de agosto, 20h: Concerto
  • O CG Ensemble da Colômbia estreia “Outras vozes silenciosas” de Carlos Mastropietro, obra vencedora do concurso de composição e estreia Ibermúsicas – 2022

    O CG Ensemble da Colômbia estreia “Outras vozes silenciosas” de Carlos Mastropietro, obra vencedora do concurso de composição e estreia Ibermúsicas – 2022

    No âmbito do XIII Congresso de Música Contemporânea CCMC e CERCA, ciclo de música ao vivo CCMC – ambas atividades organizadas pelo Círculo Colombiano de Música Contemporánea – o CG Ensemble apresentará a estreia mundial de “Outras vozes silenciosas”, do compositor argentino Carlos Mastropietro. Composta para o CG Ensemble entre 2021 e 2022, foi a obra vencedora do concurso Ibermúsicas – 2022 de composição e estreia.

    Ao longo dos seus 28 anos de existência, o CG Ensemble interpretou inúmeras obras de Carlos Mastropietro, evidenciando a afinidade artística e o apreço mútuo que existe entre o grupo e o compositor. Desta longa relação surgiu a peça “Outras vozes silenciosas” (para voz feminina, flauta, clarinete e violão), que será ouvida pela primeira vez em um concerto monográfico dedicado à música do criador argentino, junto com outras estreias nacionais e repetições.

    El Ensamble CG fue fundado por Rodolfo Acosta R. en Bogotá, Colombia en 1995. Desde entonces –y aprovechando la naturaleza maleable de su concepción– ha presentado más de 250 obras vocales, instrumentales, electroacústicas y mixtas, de compositores de todas as latitudes, muitas delas como estreias ou estreias locais.

    Carlos Mastropietro, compositor nascido em Buenos Aires em 1958, formou-se na Faculdade de Artes da Universidade Nacional de La Plata, onde estudou composição com Mariano Etkin, Gerardo Gandini, Manuel Juárez e Julio Viera. Mais tarde, aprofundou sua formação como compositor estudando com Coriún Aharonián e, por meio de um frutífero intercâmbio profissional, com Graciela Paraskevaídis. Suas obras receberam prêmios nacionais e internacionais e foram executadas em diferentes países da América e da Europa.

    3 de agosto, 19h: Concerto monográfico de Carlos Mastropietro, Auditório Fabio Lozano (Carrera 4 nº 22-40, Bogotá, Colômbia), Universidade Jorge Tadeo Lozano de Bogotá

    https://www.facebook.com/ensamblecg

    https://www.youtube.com/channel/UC_lqGwIxdf0In5tjx7NDVmQ/featured