O CG Ensemble da Colômbia estreia “Outras vozes silenciosas” de Carlos Mastropietro, obra vencedora do concurso de composição e estreia Ibermúsicas – 2022

No âmbito do XIII Congresso de Música Contemporânea CCMC e CERCA, ciclo de música ao vivo CCMC – ambas atividades organizadas pelo Círculo Colombiano de Música Contemporánea – o CG Ensemble apresentará a estreia mundial de “Outras vozes silenciosas”, do compositor argentino Carlos Mastropietro. Composta para o CG Ensemble entre 2021 e 2022, foi a obra vencedora do concurso Ibermúsicas – 2022 de composição e estreia.

Ao longo dos seus 28 anos de existência, o CG Ensemble interpretou inúmeras obras de Carlos Mastropietro, evidenciando a afinidade artística e o apreço mútuo que existe entre o grupo e o compositor. Desta longa relação surgiu a peça “Outras vozes silenciosas” (para voz feminina, flauta, clarinete e violão), que será ouvida pela primeira vez em um concerto monográfico dedicado à música do criador argentino, junto com outras estreias nacionais e repetições.

El Ensamble CG fue fundado por Rodolfo Acosta R. en Bogotá, Colombia en 1995. Desde entonces –y aprovechando la naturaleza maleable de su concepción– ha presentado más de 250 obras vocales, instrumentales, electroacústicas y mixtas, de compositores de todas as latitudes, muitas delas como estreias ou estreias locais.

Carlos Mastropietro, compositor nascido em Buenos Aires em 1958, formou-se na Faculdade de Artes da Universidade Nacional de La Plata, onde estudou composição com Mariano Etkin, Gerardo Gandini, Manuel Juárez e Julio Viera. Mais tarde, aprofundou sua formação como compositor estudando com Coriún Aharonián e, por meio de um frutífero intercâmbio profissional, com Graciela Paraskevaídis. Suas obras receberam prêmios nacionais e internacionais e foram executadas em diferentes países da América e da Europa.

3 de agosto, 19h: Concerto monográfico de Carlos Mastropietro, Auditório Fabio Lozano (Carrera 4 nº 22-40, Bogotá, Colômbia), Universidade Jorge Tadeo Lozano de Bogotá

https://www.facebook.com/ensamblecg

https://www.youtube.com/channel/UC_lqGwIxdf0In5tjx7NDVmQ/featured