Pu Joa de Paraguay estreia a obra “Si oscura la vista”, do compositor chileno Cristian Morales Ossio, vencedor do concurso de Composição e Estréia de obra de Ibermúsicas

A obra premiada que será estreada pelo Ensamble Pu Joa leva o nome “Si oscura la vista”, para três violinos, viola e violoncelo. Neste marco os intérpretes serão Pierluigi Tesei, María Eugenia Benítez e Héctor Delgado (violinos), Lise Núñez (viola) e Florencia Ocampo (violoncello). A obra será interpretada pelo ensamble Pu Joa, do Paraguai, no Goethe Zentrum da cidade de Assunção.

 

“Si oscura la vista” é inspirada no primeiro verso do poema Morir in levità, do poeta russo Arsenij Tarkovsky, pai do famoso cineasta Andrei Tarkovsky. O poema aparece dito textualmente em italiano no filme Nostalgia, pela voz em off do protagonista. O poema deixa entrever aqueles últimos momentos em que o ser humano recorda e as sensações visuais, sonoras e até olfativas que esse ato provoca. Um fundo sonoro contínuo-semelhante a um murmúrio com notas incertas-que aparece e desaparece durante toda a peça se instala como metáfora daquela visão nublada de quem agoniza. Junto a este persistente som, se mobilizam diferentes sonoridades com traços melódicos que emergem e desaparecem rapidamente, bem como qualidades harmônicas (uso de quartos de tom e intervalos muito estreitos, entre outros) que reforçam uma iridescência recorrente.

 

 

Domingo 5 de junho 19:30 hs. em Goethe Zentrum Asunción, Paraguai