Terá lugar no Chile o X Encontro Internacional de Compositores

O encontro contará com a participação das compositoras Natalia Solomonoff (Argentina) e Helga Arias (Espanha/Suíça), que darão workshops de composição e palestras, bem como participarão num concerto, mesa redonda e outras actividades relacionadas com a sua própria música e a dos jovens compositores.

 

A compositora argentina Natalia Solomonoff iniciou os seus estudos de composição em Rosário com Diana Rud e Jorge Horst. Estudou no Instituto Nacional del Profesorado de Música de Rosario e no Instituto Superior de Música da Universidade Nacional do Litoral. Participou em seminários de análise e composição com Mariano Etkin e Gerardo Gandini. Participou no curso anual de técnicas de composição contemporânea ministrado por Gerardo Gandini, Francisco Kröpfl e Julio Viera (entre outros professores) como bolseiro da Fundación Antorchas. Ela continuou a sua formação com Nicolaus A. Huber no Folkwang-Hochschule Essen. Participou em seminários de composição e análise com Mathias Spahlinger no Institut für Neue Musik Freiburg, ambas as vezes como bolseira do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Ela considera Nicolaus A. Huber, Graciela Paraskevaídis, Coriún Aharonián e Cergio Prudencio. Os seus principais focos de interesse são a relação entre música e política, processos criativos e de aprendizagem em composição, pensamento musical e criação na América Latina. A sua música tem sido executada na Alemanha, Suíça, Inglaterra, Espanha, Canadá, México, EUA, Colômbia, Bolívia, Uruguai, Chile, Brasil, Peru e Argentina.

 

De segunda-feira 1 a quinta-feira 4 de Agosto no Instituto de Música da Pontifícia Universidade Católica (IMUC), no Departamento de Música da Universidade Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE), e no Centro Nacional de Arte Contemporáneo Cerrillos.