Um músico do Peru e um músico da Argentina unem forças para o projeto “Seguindo a Rota dos Tropeiros”

Edwin Salamanca García é um produtor, compositor e músico de Tacna, Peru. Pedro Pardo é o líder da TABÜ, uma banda de música tradicional de San Pedro, província de Jujuy, Argentina. Ambos já tiveram a oportunidade de trabalhar numa zamba composta por Edwin e interpretada por Pedro e a Agrupación Musical Encuentros de Tacna.

 

O Peru e a Argentina estão unidos não só pela língua, pois é sabido que ambos os países partilham a Cordilheira dos Andes e que o quechua é falado em ambos os países. Também partilham tradições musicais como os huaynos, anatas, tarkas, etc. Sem dúvida, a zamba argentina é um parente direto da marinera peruana.

 

Na época do vice-reinado, havia muitos caminhos de tropeiros que levavam os produtos das minas de Potosí para o Pacífico. Tacna era um ponto de chegada. Os tropeiros não só transportavam os seus produtos, como também traziam consigo costumes, música e tradições. O Peru e a Argentina partilham muitas destas tradições, apesar de não serem países vizinhos.

 

Este projeto tem como objetivo gravar quatro canções que irão celebrar o rico património cultural destas duas regiões através da música. O projeto foi premiado pelo Ibermúsicas com as  Ayudas ao Sector Musical en Modalidad Virtual, edital 2023.