Versos de Ida y Vuelta apresenta o 3º Encontro de Poesia Cantada Latino-Americana no Chile

Os cultores María Haydeé e Bruno Labra, do Peru, e Sirani Guevara, do México, participarão do terceiro encontro de poesia cantada Versos de ida y vuelta, que será realizado no Chile com expressões folclóricas do México, Peru, Colômbia e Chile. As apresentações das convidadas o do convidado serão feitas em interação com grupos nacionais que cultivam ritmos latino-americanos e com um quadro musical de grupos que cultivam o Son Jarocho, a música crioula e a improvisação no Chile.

 

Sirani Guevara (México): Nasceu na cidade de Xalapa e cresceu entre Juchitán Oaxaca, Cidade do México e Santiago Tuxtla, a cidade da família de sua mãe, onde aprendeu desde cedo a tocar a música e a dança popular da região. Estudou o liceu num centro de artes do INBA e depois Língua e Literatura Espanhola na Universidade Veracruzana. Foi co-fundadora de um centro cultural e culinário na capital de Veracruz, gravou quatro álbuns em colaboração e foi membro do grupo Mogo-Mogo. Fez três digressões autogeridas na Europa e no Canadá, colaborou em publicações sobre crítica literária, poesia, filosofia e son jarocho.

 

María Haydeé (Peru): Investigadora de poesia popular, diretora de Rima que Rima – DiVersos e representante do Peru na Associação Internacional de Formadores de Verso Improvisado e na Escola Ibero-Americana de Verso Improvisado. María Haydee é uma jovem mestre da décima e do verso improvisado e uma verdadeira embaixadora da décima peruana. Através das suas viagens, tem levado rimas e melodias a várias partes da América Latina. A partir da sua cidade natal de Huánuco, tem também contribuído para o conhecimento e apreciação da música tradicional, mostrando um domínio dos ritmos de uma grande parte dos territórios peruanos.

 

Bruno Lara (Peru): Guitarrista, cantor, arranjador e especialista nos géneros da costa peruana. Representou o Peru em vários encontros poético-musicais realizados no México e em Cuba, participando como músico no projeto Rima que Rima (liderado por María Haydeé e Omar Camino). É o arranjador do trio Los Heraldos Criollos e do conjunto Encanto ‘e Jarana, com o qual participou em vários concursos de marinera limeña, valsas, tonderos e polcas. É membro de La Catedral del Criollismo e foi músico regular em La Casa de Pepe Villalobos (centro cultural). Atualmente, trabalha também como músico e arranjador para a cantora Françoise Rodríguez e para a mestre cantora e compositora Carmen Florez.

 

O III Encuentro de Poesía Cantada Latinoamericana é apoiado pelo Programa Ibermúsicas através das suas Ajudas ao sector Musical para a Programação Ibero-americana.

 

  • Sexta-feira, 6 de outubro, 20h: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Santiago do Chile

Sábado, 7 de outubro, 17h: Teatro Municipal de San Joaquín, Santiago do Chile