Scroll Top

Inicia-se a primeira etapa do projeto internacional de intercâmbio cultural entre orquestras da Argentina e do México para a divulgação de obras sinfônicas

Screenshot

Trata-se de um projeto de intercâmbio cultural entre o México e a Argentina para a divulgação do repertório sinfônico orquestral, música tradicional e música contemporânea de compositores e compositoras em atividade, oferecendo concertos, estreias de obras, conferências e masterclasses para estudantes de música e público em geral.

Será realizado um trabalho colaborativo entre duas orquestras. Do lado do México, a Orquestra Sinfônica de Yucatán receberá um maestro e um compositor argentino para apresentar um concerto com um programa sinfônico de obras de compositores argentinos e, do lado da Argentina, a Orquestra Filarmônica de Río Negro receberá um maestro e um compositor mexicano que farão o mesmo com um programa de obras sinfônicas de compositores mexicanos.

Durante sua estadia, os dois compositores convidados estarão preparando a estreia de sua obra com a orquestra e também dedicarão esse tempo a dar uma master class e uma conferência sobre os repertórios que irão apresentar, falando sobre a estética de sua composição e dando aulas para jovens interessados. Da mesma forma, os maestros darão aulas de regência orquestral para os maestros mais jovens, sobre repertório de música argentina e mexicana.

A proposta visa que, a partir desse intercâmbio, sejam criados laços entre esses dois países irmãos, para promover que, no futuro, sejam realizados mais intercâmbios e concertos desse tipo e, assim, os compositores, músicos e maestros de ambos os países se tornem conhecidos e levem sua música a mais ouvidos, enriquecendo também o público de ambos os países com a experiência.

Nesta primeira etapa, a Orquestra Sinfônica de Rio Negro, Argentina, dirigida por José Arean, receberá o compositor mexicano Enrico Chapela Barba.

A segunda etapa terá lugar no mês de maio, quando a Orquestra Sinfônica de Yucatán, dirigida por Martín Fraile Milstein, da Argentina, receberá o compositor argentino Mauricio Charbonnier.

Este projeto é realizado com o apoio do Programa Ibermúsicas, por meio de sua linha de Apoio à circulação de profissionais da música, convocatória 2024.

  • De 19 a 24 de maio no Centro Municipal de Cultura Viedma, Gallardo 550, Viedma, Província de Rio Negro, Argentina
  • Concertos nos dias 23 e 24 de maio no Centro Municipal de Cultura Viedma, Gallardo 550, Viedma, Província de Rio Negro, Argentina