O projeto se propõe a reconstruir a atividade desenvolvida pela compositora argentina Marta Lambertini (San Isidro, 1937; Buenos Aires, 2019) no México entre os anos de 1990 e 1994, quando participou de festivais de música contemporânea com a estreia mundial de obras de câmara e para instrumentos solistas na Cidade do México e Guanajuato. Lambertini é uma figura central na cena musical contemporânea argentina e latino-americana desde a década de 1980, com um catálogo de mais de cem obras, a maioria estreadas, editadas, gravadas e premiadas.
A pesquisadora realizará residências de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Nacional Autônoma do México (Cidade do México) e no Acervo Histórico do Festival Internacional Cervantino (Guanajuato). As atividades incluem o levantamento de fontes primárias, imprensa periódica, registros sonoros e audiovisuais e entrevistas com atores significativos dos festivais estudados, em ambas as cidades. Para encerrar sua estadia, ela oferecerá uma conferência com os avanços do projeto, um dia de intercâmbio e um concerto com estudantes da Faculdade de Música da UNAM.
Silvia Lobato (Argentina) é musicóloga, pesquisadora externa da Universidade Nacional de Quilmes. Mestre em Arte Latino-Americana pela Universidade Nacional de Cuyo, graduada em Artes pela Universidade de Buenos Aires e professora de violão formada pela Escola “Carlos Morel” de Quilmes. Desempenhou funções docentes e de gestão institucional na formação superior em música. Apresenta palestras em congressos nacionais e internacionais; publica artigos, resenhas e capítulos de livros sobre história da música argentina, mulheres músicas, mulheres e crítica musical, estudos de gênero e musicologia feminista. Integra “Territórios da música argentina contemporânea III” (Universidade Nacional de Quilmes); MyGLA (Músicas e Gênero. Grupo de estudos latino-americanos) e “Grupo de Trabalho Música e Jornais” (ARLaC/IMS). É membro da Associação Argentina de Musicologia, da International Musicological Society e de sua Associação Regional para a América Latina e o Caribe e da International Alliance for Women in Music.
Este projeto de Silvia Lobato foi vencedor da convocatória 2024 do Programa Ibermúsicas para Apoio a artistas e pesquisadores para residências.
- 1º de agosto a 8 de setembro na Universidade Nacional Autônoma do México (Cidade do México) e no Acervo Histórico do Festival Internacional Cervantino (Guanajuato)