O grupo mexicano Last Jerónimo apresenta o son-jarocho-meets-jazz na Colômbia

Last Jerónimo participará do Festival Jazz al Parque de Bogotá, Colômbia, realizando uma apresentação musical do último álbum do projeto chamado “Jarana Ways” sob o conceito de Mexica No Jazz e realizando o workshop Os Sons da América Latina: Linguagens com identidade para a improvisação musical, com uma temática focada em construir linguagens em comum através da música com os povos originários da América do Sul.

Participarão do Jazz al Parque com música do gênero jazz instrumental com influências da música folclórica e urbana, apresentando seu último trabalho de estúdio “jarana ways” e o projeto Mexica No Jazz, uma proposta musical de Last Jerónimo que explora o som popular mexicano.

Mexica No Jazz é um movimento que, através de várias disciplinas, busca fortalecer a percepção da música tradicional mexicana como manifestação artística de primeira linha a nível global. Com uma visão urbana e vanguardista, acompanhado por alguns dos músicos mais virtuosos da cena nacional, consegue criar um diálogo incessante entre os ecos do passado e a frescura pulsante do futuro.

O workshop Os Sons da América Latina: Linguagens com identidade para a improvisação musical, tem como principal objetivo que os participantes, como parte fundamental de seu desenvolvimento como músicos latino-americanos, reconheçam e apreciem as linguagens e os conceitos nos quais se baseiam as diversas expressões musicais do continente, gerando intercâmbios de conhecimentos. Para isso, será realizada uma viagem sonora por várias regiões e povos, estudando os elementos musicais que determinam cada gênero.

Este projeto foi vencedor da convocatória 2023 do Programa Ibermúsicas na linha de Apoios à Circulação.

  • 7 de setembro: Festival Jazz al Parque, Bogotá, Colômbia