A agrupação portuguesa :papercutz + ensemble se apresenta no Japão

:papercutz é um premiado projeto de pop-electrónica formado e liderado por Bruno Miguel, caracterizado por sonoridades sonhadoras e cinemáticas que evocam a luz e as sombras das ruas do nobre, austero e sombrio Porto, cidade onde o projeto nasceu.

:papercutz + ensemble é uma performance contemporânea que se movimenta entre a música eletrônica e o minimalismo neoclássico, reunindo o compositor e produtor Bruno Miguel, o orquestrador Bruno Ferreira, do Royal Conservatory of Antwerp, e Daniel Jonas, vencedor do Grande Prémio de Literatura, com jovens intérpretes nacionais.

Após apresentações nacionais, prosseguindo em 2025 a circulação internacional da sua actividade artística, o projeto visa levar o seu novo espetáculo ao Japão após convite oficial, e representando alguns dos melhores artistas portugueses, estreando um ensemble singular com uma colaboração multicultural única entre músicos portugueses e japoneses, um colectivo único, numa interpretação dos temas do seu catálogo, com pesquisa e experimentação criativa, nas suas práticas do desenvolvimento da música contemporânea e do conhecimento profissional em um ambiente internacional, numa partilha de experiência, entre músicos de contexto geográfico, formação e práticas distintas mas em tudo complementares.

A atividade enquadra-se no trabalho que o projecto tem desenvolvido no Oriente. No Japão, a edição especial do trabalho ‘King Ruiner’ recebeu pela ‘Tower Records Japan’ o destaque ‘Album Of The Month’, e obteve airplay por rádios como ‘Kiss FM Kobe’ e ‘FM Northwave, além de uma cobertura da sua digressão pela imprensa nacional pelo jornal ‘Mainichi Shinbun’ e esta ligação creativa dará lugar mais tarde a um novo álbum, com edição em toda a Ásia.

Esta apresentação da agrupação :papercutz + ensemble pelo Japão é possível pelo “Apoio à circulação de profissionais da música” do Programa Ibermúsicas.

  • 9 de outubro, 19h no Pavilhão de portugal na World Expo 2025 Osaka, Japón