Chacho Echenique e Martín Neri, da Argentina, celebram o Dúo Salteño ao lado do pianista brasileiro André Mehmari

Chacho Echenique e Martín Neri percorrerão e recriarão o repertório mítico onde ressoa aquele contraponto que marcou um precedente na história do cancioneiro popular argentino. Canções de Gustavo “Cuchi” Leguizamón, juntamente com poetas como Manuel Castilla, Armando Tejada Gómez e Miguel Angel Pérez, entre outros, serão plasmadas nas sonoridades de duas gerações de artistas que souberam semear e continuar a entrega a partir de uma convicção e compromisso com a arte e com a canção.

Chacho Echenique e Martín Neri se unem para celebrar o Dúo Salteño e dar início a uma turnê que os convoca a continuar compartilhando dentro e fora da Argentina. O duo foi reconhecido no país e no mundo por sua originalidade e por suas extraordinárias harmonias vocais, construindo uma identidade musical em uma época em que o cancioneiro folclórico significava, ao mesmo tempo, um manifesto de compromisso social.

Celebrando o Dúo Salteño se propõe a valorizar a obra que o lendário Chacho Echenique imortalizou junto com Patricio Jiménez em 1969, sob a direção musical de Cuchi Leguizamón. Hoje, o próprio Echenique, junto com o artista de Rosário Martin Neri, se unem para continuar percorrendo essa obra.

Eles serão recebidos pelo renomado pianista brasileiro André Mehmari no Estúdio Monteverdi, em São Paulo, onde será promovido um encontro de intercâmbio e diálogo com outros compositores e cantores do Brasil, com jornadas de gravação para registrar o que for compartilhado.

A partir desse encontro, será gerado um conteúdo audiovisual que servirá como registro e antecedente. Dessa forma, será possível compartilhar uma cena entre gerações de artistas que valorizam a canção, abordando as diferentes linguagens e processos criativos na hora de compor e, assim, conversar sobre a influência das paisagens, das comunidades e das referências de cada artista.

Este projeto é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas por meio de sua linha de Ajuda à circulação de profissionais da música, convocatória 2025.

  • 10 a 15 de outubro, Serra da Cantareira, São Paulo, Brasil