O músico brasileiro Índio da Cuíca realizará apresentações na Europa

Índio da Cuíca é músico, cantor, compositor e bailarino carioca com mais de cinquenta anos de carreira. Filho de sambista da Unidos da Tijuca, cresceu no ambiente das escolas de samba e tornou-se referência ao transformar a cuíca em instrumento solista, levando-a para o centro do palco.

Com um trabalho autoral que dialoga entre tradição e inovação, Índio da Cuíca apresenta no palco a força do samba carioca, explorando ritmos, melodias e performances que cruzam música, dança e teatralidade.

Em 2021, Índio da Cuíca realizou o seu sonho de vida ao gravar, aos 70 anos de idade, o seu primeiro disco a solo, depois de 50 anos como músico profissional acompanhando grandes músicos da MPB. “Malandro 5 estrelas” é uma obra-trajetória da vida do sambista e que nos transporta pelos vários gêneros e ritmos da música brasileira, desde o samba, aos calangos, boleros, capoeira , funk carioca e claro, os ritmos afro-brasileiros.

Deixado nas margens pela indústria musical nos último anos, Índio, agora com 73 anos, deseja, mais do que tudo, partilhar a sua voz e a panóplia inimaginável de sons que consegue criar, com o resto do mundo apresentando um legado inestimável através de uma sonoridade urbana afrodescendente que conta também uma história de classe e etnia da cultural Brasileira. Em Lisboa, irá encerrar o ciclo de concertos organizado pela Filho Único, numa homenagem especial a Índio da Cuíca.

Esta turnê europeia do Índio da Cuíca é viabilizada graças ao apoio do Programa Ibermúsicas, por meio de sua linha de “Apoio à programação musical”, chamada 2024.

  • 6 de novembro: Casa do Capitão, Lisboa, Portugal
  • 8 de novembro: Festival Le Guess Who, Utrecht, Países Baixos