O pianista e compositor brasileiro Salomão Soares leva à Europa o mais recente trabalho de seu trio, Espirais, lançado em outubro de 2024. Ao lado de Paulinho Vicente (bateria) e Felipe Brisola (contrabaixo), o grupo se apresentará em Lisboa, Bruxelas e Lugano.
O álbum Espirais reúne composições inéditas de Salomão, repletas de brasilidade, improvisação e interação entre os músicos. As faixas surgem de diferentes inspirações: Luzes do Carmo, dedicada a Egberto Gismonti; Dalí, em homenagem ao artista espanhol Salvador Dalí; e Espirais, que dá título ao disco, inspirada em A Noite Estrelada, de Van Gogh. Obras como Teleférico, escrita durante uma viagem a La Paz, e temas como Meditação, Flutuar, Sonhos de Criança, Irôko, Vôo pra Minas e Tem Café no Bule, completam o repertório.
Para o pianista, a formação clássica do jazz – piano, baixo e bateria – oferece espaço para liberdade criativa e diálogo musical. “Nesse projeto só de autorais, busquei levar o mínimo de arranjos pré-estabelecidos, para que cada músico pudesse se expressar livremente, trazendo sua identidade às composições”, explica Salomão.
A turnê europeia marca um momento especial na trajetória do trio, levando ao público internacional a força criativa de um dos pianistas mais expressivos da nova cena do jazz brasileiro.
Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, e atualmente morando em São Paulo, Salomão é pianista, arranjador e compositor. Vem se destacando como uma das grandes revelações da nova geração de instrumentistas brasileiros e já dividiu palco com nomes marcantes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Hamilton de Holanda, Leny Andrade, Filó Machado, Nenê, Vinicius Dorin, Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Toninho Ferragutti (com quem gravou um disco em duo), entre tantos outros.
É vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018, em Belo Horizonte (MG). Participou de diversos festivais ou turnês pelo mundo, como recentemente na Espanha, ao lado da cantora e compositora Vanessa Moreno e pelo Brasil todo, como no SESC Jazz, um dos mais renomados festivais de jazz da América Latina.
A turnê europeia conta com o apoio do Programa Ibermúsicas, por meio de sua linha “Apoio à circulação de profissionais da música”, chamadas 2024.
- 10 de novembro: Misty Festival, Teatro São Luiz, Lisboa, Portugal
- 11 de novembro: Misty Festival, Teatro São Luiz, Lisboa, Portugal
- 12 de novembro: Le Baixu, Bruxelas, Bélgica
- 14 de novembro: Masterclass, Lugano, Suíça
- 14 de novembro: Jazz in Bess, Lugano, Suíça

