A artista argentina Nailé embarca na sua viagem “Devas Colombia 2022” em busca das raízes do bullerengue colombiano

Devas é o nome da primeira obra musical de Nailé, uma artista argentina de San Luis, uma das províncias localizadas no sopé dos Andes.

 

A música de Nailé é inspirada pela natureza, os 4 elementos e a fusão das raízes folclóricas afro-latino-americanas. Na sua busca artística e musical ela apela às raízes ancestrais, às forças dos elementos e ao compromisso de transmitir mensagens que contribuem para o despertar da consciência, da sensibilidade e do reconhecimento das nossas identidades.

 

A sua digressão visa realizar uma série de concertos, workshops e intercâmbios culturais com a Região Colombiana das Caraíbas, partilhando as seguintes propostas: “Devas em Concerto”, “Experiência Devas” e as oficinas “Rodas de Canto Coletivo” e “Laboratório de Som e Movimento”.

 

Para a Nailé é essencial reforçar os laços de união intercultural que nos ligam com a sabedoria ancestral dos nossos povos. Em cada atividade (concertos, workshops e processos criativos coletivos) tenta mostrar isto estabelecendo laços profundos com os artistas locais da região das Caraíbas Colombianas, especialmente com a comunidade afrodescendente. O ritmo do Bullerengue é um legado de raízes africanas que desperta no corpo, a canção e o tambor a memória de uma origem que precisamos de recordar hoje. Valores como o Ubuntu (“Todxs somos”), a honra dos processos de vida e morte e o respeito pelos nossos avós são necessários para integrar a experiência humana de hoje.

 

A “Devas Colômbia 2022 Tour” procura partilhar a partir da consciência do intercâmbio cultural a integração e fusão das raízes do Sul de Abya Yala com as da região das Caraíbas Colombianas.

 

Sábado 5 de Novembro “Devas in Concert” em Casa Morón / Barranquilla

Sábado 12 de Novembro “Roda de Canto Coletivo” e “Devas en Concierto” com Tubará como parte de Urbana Rock (Cartas de Convite) em El Calabozo / Barranquilla.

De 5 a 11 de Dezembro, Festival Nacional da Bullerengue em María La Baja