A banda tropical peruana Olaya Sound System fará a sua primeira digressão pelo México

Os Olaya vão fazer a sua primeira digressão pelo México, levando a sua interessante fusão de cumbia peruano-andina e a sua mensagem de consciência e unidade a um dos mercados musicais mais importantes do mundo. A digressão de Olaya Sound System conta com o apoio do Programa Ibermúsicas através das Ajudas à Circulação Ibero-Americana.

 

Olaya Sound System é um grupo musical de Lima, Peru, cultivador de um estilo musical tropical muito particular que integra diversos géneros como a cumbia peruana, o reggae, o huayno, o festejo e a chicha. A banda transmite uma mensagem positiva de consciência individual, colectiva e ecológica, bem patente nos temas das suas canções. Ao longo de sua carreira de mais de 13 anos, eles lançaram 6 álbuns: Nadar en el Cemento (2010), Nuestra Casa (2012), Quién es Quién (2015), Música del Mar (2017), Olaya en Vivo (2019) e La Tierra Baila (2021); e os singles mais recentes “El Poder de la Cumbia” e “Flores Traigo”, ambos de 2022.

 

O Olaya Sound System foi fundado no bairro de Chorrillos, em Lima, em 2009. Nesse mesmo ano, o grupo começou a tocar as suas primeiras composições como “Música Visceral”, “Los Olaya”, “La Peste” e “El Sol” em várias festas e concertos na cidade de Lima, especialmente nos distritos de Barranco e Chorrillos. Em 2010 lançaram o seu primeiro álbum “Nadar en el Cemento” (Descabellado 2010), que foi muito bem recebido pelo público.

 

Desde o início tiveram um nome claro, a Avenida Olaya em Chorrillos foi o ponto de encontro para os primeiros ensaios, bem como a referência ao mártir peruano José Olaya, “o que levava mensagens”, pescador heróico que serviu como mensageiro secreto na causa da independência, uma vez que as letras das suas canções contêm mensagens positivas e de encorajamento, mas também de protesto social.

Domingo, 4 de Junho, em “Las Peceras”, Cidade do México

https://www.facebook.com/olayasoundsystem