A cantora-compositora argentina Georgina Hassan lança seu novo álbum contendo a canção composta com o poeta galego Eduardo Estévez, canção vencedora do Concurso Ibermúsicas de Criação de Canções de 2022

“Las Formas de la Noche” (As Formas da Noite) é o título do quinto álbum de Georgina Hassan, no qual a destacada cantora e compositora, já referência na canção latino-americana nos últimos anos, propõe uma viagem pela noite, com a maioria de suas próprias peças e duas versões de outros autores. “En viaje” (De viagem) é o título da canção que ganhou para a Espanha na recente edição do Concurso Ibermúsicas de Criação de Canções.

 

Georgina e Eduardo se encontraram por ocasião da apresentação de um livro do poeta no Museo del Libro y de la Lengua, em Buenos Aires. Dessa reunião surgiram colaborações artísticas, que já foram refletidas em um álbum anterior de Georgina Hassan. Agora é a vez do “En viaje”, uma huella (trilha), uma antiga dança e forma musical característica do folclore da Pampa e Buenos Aires.

 

Neste novo álbum, Georgina Hassan, nos vocais, cuatro venezuelano, violão e composição, é acompanhada por Pablo Fraguela no piano, acordeão e arranjos, Rafael Delgado no violoncelo, Lautaro Matute nos violões, Guido Martínez no contrabaixo e Facundo Guevara na percussão. Também participa o quarteto de cordas com Diego Tejedor: violino I, Tatiana Glava: violino II, Adrián Felizia: viola e Rafael Delgado: violoncelo.

 

Composições próprias como “Espejo Azul”, “Desvelo”, “La costurera” e “En viaje” estão entrelaçadas com duas versões de outros compositores. Pela primeira vez, Georgina toca o piano em “Romancero”, toca a música “Ventanal”, um poema de Víctor Hugo Morales e nos traz “Lugar de mí” do uruguaio Mauricio Ubal, fechando o álbum com uma versão orquestrada ao vivo do clássico de Violeta Parra “Volver a los diecisiete”.

 

Como convidados especiais, Liliana Vitale, os chilenos Manuel García e Magdalena Matthey. Do Paraná, Entre Ríos, Silvia Rusa Salomone e M aos ventos. Em “Jazmín de deseo” o coro de amigas cantoras é formado por Marta Gómez, Luvi Torres, Florencia Dávalos e Mishka Adams. O álbum foi feito com o apoio do Fondo Nacional de las Artes.

 

 

Ouça a canção em: https://open.spotify.com/track/1iJwfxbQZ2ySI1h4fP9MT7?si=29e136f1519d4b17

 

Ouça o álbum completo em: https://open.spotify.com/album/2IRn1ORXzOrONJknIRbZdJ?si=I7J7rDjQSnqhe1niENZCtg

 

Assista ao vídeo em: https://youtu.be/Ycp-x8vZUYM

 

Apresentação oficial: Sexta-feira 14 de abril às 20.30h no Teatro Xirgu Untref, Chacabuco 875, San Telmo, Buenos Aires, Argentina.