A Orquestra de Instrumentos Autóctones e Novas Tecnologias da UNTREF (Argentina) participará do 2º Congresso Internacional de Etno e Arqueomusicologia no México

O 2º Congresso Internacional de Etno e Arqueomusicologia contará com a presença de solistas e investigadores da Orquestra de Instrumentos Indígenas e Novas Tecnologias que irão realizar a Cerimônia de Abertura e Encerramento do Congresso, bem como workshops e seminários. A Orquestra apresentará seu Modelo artístico-acadêmico interdisciplinar, bem como seu trabalho de recuperação de instrumentos e máscaras nativas, apresentando-se no Auditório Torres Bodet da Assembleia Nacional Museu de Antropologia do México. Da mesma forma, serão realizadas investigações nos Depósitos e Salas de Exposições da Coleção de Cultura Maia do Museu, bem como concertos enquadrados nas atividades musicais do Museu Nacional de Antropologia.

 

A Orquestra de Instrumentos Autóctones e Novas tecnologias com sede na Universidade Nacional de Tres de Febrero foi criada  em 2004 pelo compositor, diretor, pesquisador e educador argentino Alejandro Iglesias Rossi e pela educadora, eutonista, musicóloga, iconógrafa e diretora de Artes Cênicas e Visuais Susana Ferreres. Tem realizado um trabalho de investigação na área da composição, interpretação, luthería e criação de máscaras, procurando assim aproximar as diferentes áreas do conhecimento relacionadas com a música.

 

A Orquestra de Instrumentos Autóctones e Novas Tecnologias da Universidade Nacional de Tres de Febrero parte da ideia de conferir aos instrumentos nativos americanos a mesma “dignidade ontológica” dos instrumentos herdados da tradição europeia e dos desenvolvidos pela tecnologia digital. Por isso, todos os integrantes são ao mesmo tempo criadores e intérpretes das suas próprias obras, construtores de muitos dos instrumentos que tocam e das máscaras utilizadas nos concertos.

 

A Orquestra é constituída por professores e alunos do Mestrado em Criação Musical, Novas Tecnologias e Artes Tradicionais, da Licenciatura em Estudantes de Artes Eletrônicas e Bacharel em Música, bem como Engenharia de Som.

 

 

De 29 de março a 2 de abril, Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México