Adriana Santos Melgarejo e Patricia Mendoza Lluberas homenageiam a compositora uruguaya Carmen Barradas com uma série de concertos comentados

Em 2022 completam-se 100 anos da estreia de “Fabricação”, peça para piano da compositora hispânica uruguaia Carmen Barradas (1888-1963). A estreia mundial, de Barradas, foi realizada em 22 de dezembro de 1922 no Ateneo de Madrid e recebeu excelentes críticas de figuras de prestígio no meio musical espanhol.

 

Neste aniversário tão significativo, uma homenagem será feita a quem, no início do século XX, se aventurou a mergulhar na pluralidade de identidades de um jovem Estado e tentar unificar com a tradição académica europeia, sem que a sua obra se possa enquadrar em nenhuma corrente estilística conhecida.

 

A proposta centra-se nos aspectos técnicos de composição da sua obra, na ligação artística com os seus irmãos de vanguarda e na invisibilidade que ela sofreu como compositora. Ela foi uma personalidade composicional excepcional que, um século depois de nos surpreender com as suas primeiras composições, continua a convidar-nos a descobrir a sua obra e as ligações do seu legado numa perspectiva de género.

 

A proposta consiste na realização de um evento artístico que se baseia na celebração de um dia integrado denominado “Fabricação é universo” -frase da própria Carmen Barradas- que inclui um recital de música ao vivo e a realização de uma performance baseada em cartas e textos da artista , acompanhado de projeções de imagens em vídeo com fragmentos de obras de Rafael Barradas, fotografias e outros disparadores.

 

A performance será realizada a partir da obra de Carmen Barradas e dos cruzamentos com a obra de seus irmãos, gerando um espaço de convivência no encontro com o público, ouvindo suas reações. Serão 12 obras para piano solo pertencentes ao acervo Barradas, incluindo as peças paradigmáticas: Manufatura, Serraria e Fundição.

 

A segunda parte da homenagem é a realização de um colóquio com a participação de destacados acadêmicos. O evento oferece uma parte artística de criação-interpretação e uma segunda parte onde são expostos os resultados das mais recentes pesquisas científicas sobre o compositor.

 

Em 18 de maio de 1888, María del Carmen Pérez Giménez nasceu em Montevidéu. A família proporcionou o espaço para que cada criança tivesse a oportunidade de desenvolver sua sensibilidade: Carmen pela música, Rafael pela pintura e Antônio pela poesia. Segundo depoimentos, os irmãos desenvolveram paralelamente a busca por uma linguagem artística própria e compartilharam conceitos que cada um exibia a partir de sua disciplina.

 

Santos Melgarejo estuda a obra de Barradas desde 2012 e tem publicado diversos artigos de divulgação científica e popular, que tem exposto em diversas conferências académicas, trabalho que tem contribuído para dar a conhecer a obra de Barradas. Em 2017 Adriana convidou Patricia Mendoza Lluberas para participar de um projeto de pesquisa conjunto; atualmente trabalham na análise e interpretação da obra de Barradas (mais de 170 manuscritos), e na produção de um fonograma inteiramente dedicado à obra da compositora. A pesquisa consiste na coleta de partituras manuscritas, sua análise, sua interpretação, gravação em áudio e sua pós-produção, e apresentação de seus resultados. Por isso, recebeu o FFCC do MEC na categoria música. Em 2019 Adriana começou a colaborar com Gabriela Aceves Sepúlveda, que desde 2017 trabalha em Barradas como parte de uma pesquisa sobre gênero e som na América Latina; juntas, eles são co-autoras de dois artigos.

31 de março, 19h Universidade Nacional das Artes, Sala Roque de Pedro, Av. Córdoba 2445, Cidade de Buenos Aires