Adriana Santos Melgarejo y Patricia Mendoza Lluberas realizan su homenaje a la compositora uruguaya Carmen Barradas con una serie de conciertos comentados

Adriana Santos Melgarejo e Patricia Mendoza Lluberas homenageiam a compositora uruguaya Carmen Barradas com uma série de concertos comentados

 

 

Em 2022 completam-se 100 anos da estreia de “Fabricação”, peça para piano da compositora hispânica uruguaia Carmen Barradas (1888-1963). A estreia mundial, de Barradas, foi realizada em 22 de dezembro de 1922 no Ateneo de Madrid e recebeu excelentes críticas de figuras de prestígio no meio musical espanhol.

 

Neste aniversário tão significativo, uma homenagem será feita a quem, no início do século XX, se aventurou a mergulhar na pluralidade de identidades de um jovem Estado e tentar unificar com a tradição académica europeia, sem que a sua obra se possa enquadrar em nenhuma corrente estilística conhecida.

 

Em 18 de maio de 1888, María del Carmen Pérez Giménez nasceu em Montevidéu. A família proporcionou o espaço para que cada criança tivesse a oportunidade de desenvolver sua sensibilidade: Carmen pela música, Rafael pela pintura e Antônio pela poesia. Segundo depoimentos, os irmãos desenvolveram paralelamente a busca por uma linguagem artística própria e compartilharam conceitos que cada um exibia a partir de sua disciplina.

 

Santos Melgarejo estuda a obra de Barradas desde 2012 e tem publicado diversos artigos de divulgação científica e popular, que tem exposto em diversas conferências académicas, trabalho que tem contribuído para dar a conhecer a obra de Barradas. Em 2017 Adriana convidou Patricia Mendoza Lluberas para participar de um projeto de pesquisa conjunto; atualmente trabalham na análise e interpretação da obra de Barradas (mais de 170 manuscritos), e na produção de um fonograma inteiramente dedicado à obra da compositora. A pesquisa consiste na coleta de partituras manuscritas, sua análise, sua interpretação, gravação em áudio e sua pós-produção, e apresentação de seus resultados. Por isso, recebeu o FFCC do MEC na categoria música. Em 2019 Adriana começou a colaborar com Gabriela Aceves Sepúlveda, que desde 2017 trabalha em Barradas como parte de uma pesquisa sobre gênero e som na América Latina; juntas, elas são co-autoras de dois artigos.

 

Esta homenagem é uma atividade que consiste num colóquio seguido de um concerto comentado, no qual será discutida a obra da compositora uruguaia Carmen Barradas (1888-1963). Terá lugar no dia 13 de Maio no Ateneo de Madrid, o mesmo local onde a compositora estreou várias das suas obras emblemáticas pertencentes à vanguarda musical hispano-americana.

 

As peças para piano serão apresentadas em estreia absoluta e em primeira audição para Espanha, parte dos resultados da pesquisa realizada no Uruguai será discutida e será apresentado um fonograma, que inclui peças em primeira gravação.

 

As actividades de homenagem fazem parte da digressão nacional e internacional iniciada em 2022 no Centro Cultural de España em Montevideo, em março de 2023 na Univerisdad de las Artes em Buenos Aires, em 13 de maio no Ateneo de Madrid e, após a apresentação em Barcelona, prosseguirá para três capitais uruguaias.

 

Sábado, 13 de maio, 18:00 hs. Sala Mayor del Ateneo de Madrid, C. del Prado, 231. 28014, Madrid, Espanha. Piano: Patricia Mendoza Lluberas (Uruguai), apresentação e comentários: Adriana Santos Melgarejo (Uruguai), com a participação no colóquio de: Carmen Cecilia Piñero (Espanha), Miguel Molina Alarcón (Espanha) e Gabriela Aceela Aceves Sepúlveda (México-Canadá).

 

Terça-feira, 16 de maio, 19:00 hs. Sala Mayor del Ateneo de Madrid, C/ Vallirana 79, Barcelona, Espanha. Piano: Patricia Mendoza Lluberas (Uruguai), apresentação e comentários: Adriana Santos Melgarejo (Uruguai), com a participação no colóquio de: Antonina Rodrigo (Catalunha) e Sylvia Roig (Uruguai-Catalónia).