Afrodisíaco do Panamá apresenta seu novo single “Deixe a vida voar” no aniversário do nascimento de Víctor Jara

Afrodisiaco comemora o dia do nascimento de Víctor Jara com a versão panamenha de uma das canções mais belas do icônico artista latino-americano. Deixa a vida voar em chave de tambor atravessao’, é uma produção da banda panamenha Afrodisíaco junto aos músicos chilenos de Comprovisation Project que recolhe o sentimento de amor profundo de Víctor Jara e o emite com feeling “neopanameño”. A versão original da canção é do ano 1966.

Tatiana Ríos e Miroslava Herrera, gestoras da banda Afrodisíaco, propuseram a Comprovisation Project trocar canções e cultura. Billy Herron, produtor do FolkLab Studio, estava encarregado da produção em todas as suas fases, facilitando a tradução de chaves culturais para sons e ritmos. O desafio era sentir a canção e dar-lhe um contexto próprio.

O piano magistral de Luciana García foi a base da criação da nova versão. García é uma talentosa pianista formada pela Escola Moderna do Chile. Orión Morales, educador musical, guiou o processo colaborativo. Eric Blanquicet entrega na percussão um ritmo atravessado’ muito sensual marcando o baixo fundo de Ariel “Chombin” Turner. Para contribuir a esse sabor panamenho, o projeto convidou a violinista Chelín Núñez a somar sua interpretação.

O engenheiro de som Vicente Ríos deu os toques mágicos na mistura. O lançamento de “Deixa a vida voar” está acompanhado de um video realizado por Luis Cantillo. O gráfico que representa esta versão de “Deixe a Vida Voar” foi criado pela artista Jennifer Morales.

Esta canção é o segundo single do projeto PUENTE. O primeiro foi a canção Desaparecidas, uma versão da canção Desaparecimentos de Ruben Blades. Foi parte da campanha #letrascontralaviolência do UNFPA.

“Dedicamos esta interpretação a todos os que sonham na América Latina e cantamos para encher de esperança os que sofrem e sonham com justiça e alívio”, explica Miroslava Herrera, vocalista de Afrodisíaco.

O lançamento é realizado para destacar o aniversário do nascimento de Víctor Jara, 28 de setembro. “Jara é o símbolo da resiliência do povo chileno diante da ditadura, um sentimento que esta nova versão busca despertar em todos que a escutem”.

Ver e ouvir em: youtube.com