“Cantos de Trabajo”, um tributo musical aos ofícios humanos, chega do Chile

Cantos de Trabalho é um tributo aos ofícios humanos. Consiste em 10 encontros online dedicados à partilha de um repertório especialmente escolhido para a ocasião. Uma revisão de ritmos, versos e melodias da tradição oral que nos levará a aprofundar a musicalidade e o fundo antropológico das canções que as classes trabalhadoras, de diferentes cantos da Ibero-América, cultivaram como um nobre acompanhamento aos seus ofícios.

 

“Se não cantássemos, não conseguiríamos trabalhar”, dizem os testemunhos. Carolina Chacana da Hemiola Músicas e Juan Carlos Ochoa da Taller de Batería Latinoamericana levam a cabo esta bela proposta.

 

“A forma suave como os llaneros cantam ao gado nas suas viagens faz com que os animais fiquem parados. Quando analisamos as canções de ordenha e pastoreio, apercebemo-nos de que existe harmonia consonante e harmonia clássica, que é a das melodias tecidas pelo llanero. O canto inclui falsetto e termina sempre num tom baixo para encorajar o animal a estar em paz. É uma forma de domesticação do gado em geral e ajuda a melhorar a produção na altura da ordenha” (Jiménez Leal).

 

Sábado 6 de Agosto 10:00h (hora chilena)

Contactos e registo: hemiolamusicas@gmail.com