Chega o resultado de “Canções Paralelas em Universos Possíveis”, uma colaboração entre Marcelo Saccomanno da Argentina e Zelito Ramos Souza do Brasil 

Através de uma transmissão ao vivo no Instagram, serão apresentadas as experiências, desenvolvimento e resultado do projeto artístico-musical Canções Paralelas, interpretadas pelos músicos Marcelo Saccomanno, de Bariloche, Argentina, e Zelito Ramos Souza, de San Antônio da Patrulha, Brasil.

 

O projeto consistia em dois autores musicais que enviassem um ao outro três canções próprias e que essas obras fossem reinterpretadas pelo outro, que cada obra se enraizasse em outros solos, nutridos por diferentes sonoridades, instrumentações, vistas e paisagens. O resultado desta pesquisa materializou-se em 6 canções e uma pequena produção audiovisual onde cada músico, a partir do seu ambiente natural, interpretou uma dessas obras. Os ritmos, os instrumentos e até a linguagem alimentaram as raízes da canção. Outro aspecto, talvez mais filosófico, foi se permitir brincar com a ideia de um “universo paralelo da canção”, como teria sido o andamento de uma obra se ela tivesse sido composta em outras latitudes.

 

Marcelo Saccomanno e Zelitos Ramos Souza participaram do projeto como intérpretes de voz e violão. Gabriel Pirato Mazza como técnico e arranjador em seu estúdio em Bariloche. Lucas Ramos, como técnico de gravação e na percussão em Porto Alegre. Renato Müller gravou gaita ponto. Clarissa Ferreira contribuiu com suas vozes em Porto Alegre. Vanesa Gallardo Llancaqueo compôs e gravou um poema em mapudungun de Bariloche, na canção Amistad.

Na terça-feira, 20 de setembro de 2022, às 20h30 na Argentina de @ramoszelito