COM O EQUADOR COMO PAÍS CONVIDADO SERÁ REALIZADA A PRIMEIRA EDIÇÃO VIRTUAL DO FESTIVAL BUH RECORDS DO PERU

A Buh Records é uma gravadora peruana, com mais de 15 anos de trajetória, que vem realizando um trabalho importante na promoção de músicas não convencionais e de vanguarda, tanto de novos artistas do Peru como da América Latina e do mundo. A Buh Records desenvolve um importante trabalho de resgate e reedição de obras essenciais da música do Peru e da América Latina das décadas de 60, 70 e 80, principalmente de música de vanguarda, mas também abrindo-se às músicas populares e tradicionais, procurando criar pontes intergeracionais e interculturais.

A Buh Records apresenta seu primeiro festival virtual, que contará com concertos via streaming, conversatórios e conteúdos audiovisuais diversos. Entre as múltiplas atividades que se desdobrarão destaca-se especialmente a edição e revisão da obra de Messias Maiguashca, figura de grande relevância no mapa da composição contemporânea de vanguarda. Nascido no Equador, mas radicado na Alemanha, tem sido desde a década de 60 um compositor em constante ampliação de suas possibilidades, tanto nos âmbitos da música eletrônica (onde se destaca como pioneiro), as obras mistas, bem como as obras interdisciplinares expandidas e a criação de instrumentos não convencionais, o encontro entre a tradição popular folclórica do seu país de origem e as novas músicas europeias produziu um universo de tensão, tão fascinante como avassalador. As actividades em torno da sua obra serão as seguintes:

• Álbum de Messias Maiguashca. Lançamento do álbum de Mesias Maiguashca “Música para fita magnética (+) instrumentos” que reúne peças eletrônicas e instrumentais do autor realizadas entre 1967 e 1989. O álbum será lançado como duplo LP e colocado online através de plataformas digitais.

• Galeria fotográfica. Lançamento de um vídeo com um arquivo histórico de imagens do Messias Maiguashca será lançado como parte das atividades de promoção do álbum.

• Conversa entre Mesias Maiguashca e grupo Sexores. Mesias Maiguashca será entrevistado pelo grupo Sexores (Emilia Bahamonde e David Yepez), grupo que soube integrar a música pop com a experimentação eletrônica. Nesta edição virtual Buh Records busca gerar um espaço de encontro no marco de um festival para descobrir novas músicas, mas também para refletir sobre elas.

De 15 de abril a 7 de maio pela conta do Facebook da Buh Records, contará com mais de 30 atividades e será de acesso gratuito