Com um concerto virtual, a compositora brasileira Carol Panesi estreia a música criada na sua residência com eleva big band em Córdoba, Argentina

Carol Panesi é vencedora do Prêmio Profissionais da Música – PPM 2019 como Autora e Instrumentista Feminino, vencedora do Prêmio MIMO Instrumental 2018. A muli-instrumentista carioca Carol Panesi (1985) tem como formação a música universal difundida por Hermeto Pascoal. Ao violino, piano ou trompete, a música é o farol que guia Carol. Foi integrante, por 13 anos, do Itiberê Zwarg & Grupo (antiga Itiberê Orquestra Família), com quem viajou e se apresentou por vários lugares do Brasil e do mundo. Em 2018, lançou seu primeiro álbum autoral “Primeiras Impressões” e, em 2019, o segundo álbum “Em Expansão”, ambos gravados com o Carol Panesi & Grupo. Em fevereiro de 2021, lança seu terceiro álbum, o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band.

Eleva Big Band é um grupo de 20 musicistas da Cidade de Córdoba – Argentina formado, em março de 2019, por mulheres de idades e formações musicais diversas que se reúnem para interpretar um repertório composto e arranjado exclusivamente por mulheres da cena local e internacional. O Grupo tem o objetivo de dar visibilidade, fomentar e difundir composições de artistas de ritmos latino-americanos e argentinos. Conta com o apoio do Sindicato de Músicos da Provincia de Córdoba, onde realiza seus ensaios.

Em sua casa, num sítio próximo ao Rio de Janeiro, a compositora e multinstrumentista Carol Panesi realizou, durante grande parte do ano de 2020, um processo de residência de composição junto ao grupo Eleva Big Band. Devido à pandemia, o projeto teve que ser efetuado à distância. As músicas refletem o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina, contemplando a mistura de ritmos dos lugares e a presença de instrumentos latino-americanos como zampoñas, maracas, bombo legüero, congas, tambores batá e güiro.

A partir de 26 de fevereiro, estará disponível em todas as plataformas, um EP contendo as músicas criadas durante a residência. No dia 19 de março, será o concerto virtual de lançamento, onde será apresentado um vídeo documentário de todo processo, além do vídeo com as três obras musicais finalizadas. Será transmitido no youtube e facebook de Carol Panesi.

Lançamento do EP em todas as plataformas digitais: tratore.ffm.to

Viernes 19 de marzo, concierto virtual en:
www.facebook.com
www.youtube.com