De Mendillorri, Pamplona, Ben Yart leva ao BIME Bogotá a sua música trap, eletrónica, flamenca e folclórica basca

Ben Yart traduz na sua música a história da sua vida, as suas experiências e o dia a dia de um miúdo de Mendillorri em Pamplona.  A sua música combina elementos de trap, eletrónica, flamenco e folclore basco. É o membro mais visível do coletivo musical navarro Chill Mafia.

 

Depois de lançar as suas primeiras faixas no YouTube, rapidamente conquistou um espaço na cena urbana espanhola. Com a ajuda de Oso Polita, lançou o seu single Mañaneo em 2021, seguido da primeira mixtape completa, Pitxu en Casa, composta e produzida pelo próprio artista, na qual explora a solidão que o isolamento lhe trouxe e a falta de objectivos. Em 2023, após o sucesso de Ceros, o seu single das Gallery Sessions, Ben Yart lança a mixtape homónima, Ceros, com 11 faixas que misturam crueza e ironia em partes iguais. Seguido do seu último single, Popper.

 

Em constante efervescência artística, o natural de Mendillorri continua a subir na cena musical, tendo percorrido toda a Espanha com o seu coletivo Chill Mafia, passando por festivais como Bilbao BBK Live e Riverland.

 

A proposta de Ben Yart é apoiada pelo Programa Ibermúsicas através da sua linha de Ajudas à Circulação, edital 2023.

 

  • De 8 a 11 de maio no BIME Bogotá