Do México, a Associação Latino-americana do Harpa inicia seu ciclo Educação Integral para o Harpista na América Latina

Este projeto atende quatro aspectos do desenvolvimento integral do harpista latino-americano: o cuidado do corpo, a manutenção do instrumento, o fomento ao conhecimento do contexto histórico e o aperfeiçoamento técnico e interpretativo, através de seis atividades e três concertos realizados por profissionais do meio.

Atividades educativas (para membros da associação):

1. A doutora Claudina Hernández Bean (Cuba) oferecerá uma conferência sobre a saúde do músico, prevenção de lesões e cuidado em geral do corpo.
2. O técnico de harpas Enric de Anciola (Espanha) oferecerá uma oficina de manutenção de harpas, onde cada harpista aprenderá as medidas a tomar perante emergências relacionadas com a integridade do seu instrumento.
3. O musicólogo e arpista Edmundo Camacho (México) apresentará a conferência «A influência de Nicanor Zabaleta no desenvolvimento da harpa de pedais na América Latina» a qual se centrará na importância dos intérpretes para o desenvolvimento do repertório e a geração de uma identidade cultural.
4. A solista internacional Anneleen Lenaerts (Bélgica), harpista da Orquestra Filarmónica de Viena e artista exclusiva da Warner Classics, oferecerá uma aula magistral sobre repertório e técnica do instrumento.
5. A mestra Martha Bonilla (Colômbia), harpista principal da Orquestra Filarmónica de Bogotá, dará uma aula magistral focada no repertório orquestral e na preparação para audições de festivais e concursos de oposição profissionais.
6. A pedagoga e harpista Marisela González (Venezuela) vai dar uma aula sobre o repertório latino-americano de harpa de pedais.

Concertos (para o público em geral):

1. A harpista Soledad Yaya (Argentina/Brasil) interpretará um programa de música de câmara latino-americana, principalmente argentina e brasileira.
2. O maestro Celso Duarte (México/Paraguai) oferecerá um concerto de música folclórica para harpas tradicionais de seus natais México e Paraguai intitulado «De Norte a Sul».
3. Será curado um concerto interpretado pelos alunos que participem nas aulas magisteriais já mencionadas neste projecto, com o propósito de apresentar ao público o desenvolvimento que experimentaram no repertório trabalhado.

Todas as atividades serão realizadas através da plataforma zoom.

Mais informações em www.arpalatinoamerica.org