Do Uruguai será realizado o ciclo de concertos e conferências “Música para cravo na América Latina”

Com concertos filmados e entrevistas via Zoom, a viagem começa nas missões jesuíticas de Chiquitos (Bolívia), onde a música para teclado acompanhava não só os serviços religiosos mas também os diferentes momentos da vida cotidiana, a educação, o trabalho, as festas…

Já no século XIX, compartilhando a cena com o piano, o clavicórdio animava as tertúlias. O ciclo oferecerá músicas muito raramente tocadas, tanto de inspiração européia como americana, que soavam nos salões rioplatenses, brasileiros, bolivianos, guatemaltecos, chilenos… Para finalizar, será apresentada música dos séculos XX e XXI, incluindo uma obra composta especialmente para a ocasião.

O ciclo “Música para cravo na América Latina” tem por objetivo aproximar o público – regional e mundial – uma enorme porção do nosso inestimável patrimônio musical.

Sábado 6 de Novembro
18hs.: Entrevista-Conferência (com a participação do público) “Clavicórdios, cravos, espinetas e virginais: estilos de construção, decoração e repertórios”, a cargo da luthier Marianne Lilian Pérez Robledo
19hs.: Concerto “Sons da Colônia e da República”, recital de clavicórdio de Ana Paula Segurola

Domingo, 7 de Novembro de 2008
18hs.: Concerto “Ritmos del Río de la Plata”, a cargo do duo Dearmas (Laura e Nives Dearmas)
19hs.: Entrevista com o compositor, diretor e guitarrista uruguaio Sergio Fernández Cabrera, a cargo de Nives Dearmas e com participação do público
20hs.: Concerto de Marcos Dalmacio e Guilherme Amaral, duo de guitarra e clavicórdio, com obras de Manuel Ponce, Abel Carlevaro e Jaime Zenamon. Neste concerto se estreará uma obra encomendada especialmente para a ocasião ao compositor boliviano-brasileiro Jaime Zenamon.

Todos os conteúdos serão transmitidos pelo canal do YouTube clavecinistas sul-americanos.