Início de “Acalantos de Infância 2 – Criação de Canções”

Os Encontros “Acalantos de Infância 2: Criação de Canções”, incluem a revisão de um repertório de versos e canções da tradição oral especialmente escolhidos para cada ocasião, a fim de iluminar e incentivar o processo criativo dos participantes.

 

A oficina convida Mães, Pais, Avós, Educadores e todos aqueles que queiram entrar no mundo da música para crianças, a experimentar uma seleção especial de canções de embalar e versos, na tonalidade dos ritmos ibero-americanos, como inspiração para a sua própria criação.

 

O ciclo completo compreende dez encontros. Cada encontro será realizado online, através da plataforma Zoom, permitindo a conexão de participantes de diferentes partes do mundo e a integração ibero-americana. Os workshops serão orientados por Carolina Chacana e Sebastián Guevara.

 

Carolina Chacana é licenciada em Estética pela Universidade Católica do Chile, com estudos de musicologia e direção coral na mesma universidade e um diploma no programa “Estudos de Música Popular” na Universidade Alberto Hurtado. É investigadora de música de tradição oral ibero-americana, professora Waldorf com formação em canto Werbeck e professora de música numa perspetiva antroposófica.

 

Sebastián Guevara é um compositor e músico argentino nascido na província de Mendoza, formado na Escola de Música de Buenos Aires (EMBA) como Músico Profissional com especialização em Guitarra e Canto. Desde os seus inícios, há mais de 20 anos, tem combinado ensino, composição, produção e actuações ao vivo.

 

Um manancial de canções tradicionais e versos orais abrigou a infância da maioria das crianças de antigamente. Nos primeiros anos, as canções de embalar de poesia em chave rítmica nas vozes dos pais, avós e iaiás, orientavam o seu crescimento e embalavam o sono; depois, quando mais velhas, acompanhavam os seus momentos de brincadeira com trava-línguas, rodadas, adivinhas e habilidades rítmicas em jogos de mãos, cantigas de saltar à corda ou versos sem fim que eternizaram o tempo presente. Esta sabedoria espontânea, de carácter não escrito, perdura quando “passa pelo coração” e se manifesta na voz viva dos pessoas queridas, referentes e guias do caminho.

 

Primero encontro: sábado, 20 de abril, 11 h. Chile / 12 h. Argentina / 16 h. Espanha

hemiolamusicas@gmail.com /