O compositor brasileiro Aurélio Edler-Copes inicia a sua residência no CMMAS

O compositor e guitarrista brasileiro radicado em Paris, Aurélio Edler-Copes inicia a sua residência no CMMAS (Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras) durante o mês de abril. Edler- Copes é um criador de múltiplas influências, que se iniciou na guitarra eléctrica e no violão clássico, passando por diversos estilos na sua juventude até encontrar o seu verdadeiro campo de expressão na música contemporânea.

A obra de Aurélio Edler-Copes é conhecida pela sua intensidade, dinamismo e força dramática. A sua pesquisa artística levou-o a eletrificar instrumentos acústicos e a fundi-los com instrumentos eléctricos em dispositivos únicos, integrando o analógico e o digital em tempo real, bem como sistemas interactivos de vídeo e luz.

 

Criador de intensa atividade, recebeu encomendas da Bienal de Veneza, IRCAM, Cité de la Musique de Paris, Philharmonie du Luxembourg, Wigmore Hall, OSESP, BBVA, Governo Francês, Governo Basco, e colabora regularmente com solistas e agrupamentos de prestígio (Ensemble Intercontemporain, Klangforum Wien, MusikFabrik, United Instruments of Lucilin, Quatuor Diotima, Quatuor Béla, Nieuw Ensemble, Taller Sonoro, L'Itinéraire, Mosaik, Vortex, Taller Sonoro, Orquestras de Bilbao, Euskadi, São Paulo, Minas Gerais, etc.).

 

Foi compositor residente na Real Academia de Espanha em Roma, na Academia Francesa de Madrid-Casa de Velázquez e no KulturKontakt – Chancelaria Federal Austríaca em Viena. Realizou também residências criativas no IRCAM, GMEM, GRAME, SCRIME, Fundación Phonos, Royaumont e com o Ensemble Taller Sonoro, no âmbito do programa Ibermúsicas.

 

Além do seu trabalho como compositor, apresenta-se regularmente como instrumentista de eletrónica e guitarra eléctrica nas suas obras e nos programas que as acompanham.

 

Aurélio Edler-Copes formou-se em guitarra com Daniel Wolff na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil, e em composição com Gabriel Erkoreka no Centro Superior de Música do País Vasco – Musikene. Obteve também um mestrado em Composição e Teatro Musical com Georges Aperghis na Hochschule der Künste Bern, e completou a sua formação no Cursus de Composition et Informatique Musicale no IRCAM – Centre Pompidou em Paris. É coordenador do departamento de criação e professor de composição e de música eletrónica no Conservatório Departamental de Clamart, na região sul de Paris. Atualmente, é co-curador da série de concertos radiofónicos Live.Bazar em Paris. As suas obras são publicadas pela Babel Scores.

 

Durante a residência no CMMAS, Edler-Copes trabalhará na realização de Mental Guitar Machine, para guitarra eléctrica, eletrónica e vídeo. A obra será inspirada nas primeiras tecnologias digitais dos anos 70 e 80 e pretende questionar, de forma crítica, lúdica e inventiva, a nossa relação com os meios tecnológicos, cada vez mais incorporados no nosso quotidiano.

 

No final da residência, o músico dará uma palestra sobre o processo criativo de Mental Radio Machine e um concerto de guitarra eléctrica e eletrónica com fragmentos da nova obra, bem como obras de Tristan Murail, Steve Reich, Hugues Dufourt e Terry Riley. A estreia final da nova obra terá lugar em França e no Brasil na temporada 2024-2025.

 

  • 19 de abril, 19h no CMMAS, Casa de la Cultura de Morelia, Av Morelos Nte 485, Centro histórico de Morelia, 58000 Morelia, Michigan, México