Já chega o lançamento oficial das canções Guaraní Puraheí do Paraguai

A proposta “Guarani Purahéi- Ava Ñe’ë, a Língua Nativa, com História e Cultura” consistiu em produzir um material pedagógico-didático discográfico e audiovisual, com temas musicais inéditos na língua guarani, traduzidos para o espanhol, destinados às crianças do Paraguai e de toda a América Latina, com o objetivo de divulgar esta língua ancestral latino-americana e torná-la conhecida no mundo; Em agradecimento aos nativos que povoaram estas terras e legaram sua história e cultura, seus costumes e tradições para que permanecessem vivos para sempre.

 

O guarani, a língua nativa do Paraguai, é conhecido como “ava ñe’ẽ”, uma designação dada pelo próprio guarani, para distingui-lo da língua do conquistador, que significa “a língua do homem da raça, a língua por excelência”.

 

O guarani, falado por aproximadamente 90% da população paraguaia, foi a primeira língua indígena americana a alcançar o status de língua oficial. Desde a Independência, foi utilizado em vários órgãos governamentais, até o final da Guerra da Tríplice Aliança, quando seu uso foi proibido. Durante a Guerra do Chaco, foi utilizado como recurso de guerra e foi a principal língua do exército paraguaio. Desde a Constituição de 1967, o Guarani é reconhecido como a língua nacional e o espanhol como a língua oficial da República do Paraguai. Com a promulgação da Constituição de 1992, ambos os idiomas foram declarados oficiais. Atualmente, é também um dos idiomas oficiais do Mercosul.

 

É a língua nativa do povo Guarani, o nome dos habitantes originais da região. Suas variantes modernas, como o guarani paraguaio e o guarani correntino (ambos pertencentes à variedade conhecida como “guarani criollo”, que tem sua origem nas missões jesuítas guaranis), são amplamente utilizados entre as populações mestiças e não indígenas. Na América pré-colonial, era comumente usado por povos que viviam ao leste da Cordilheira dos Andes, aproximadamente do Mar do Caribe até o Rio da Prata. Yopará – uma mistura deste idioma com o espanhol – é muito comum hoje em dia.

 

As línguas indígenas são um legado inestimável de conhecimento ancestral, razão pela qual o direito dos povos indígenas de falar suas línguas e respeitar seus modos de vida deve ser defendido. O Paraguai é um país único onde a grande maioria dos cidadãos pode se comunicar em uma língua indígena (guarani) em todos os níveis.

 

 

As línguas são o veículo que usamos para nos comunicarmos e estão intimamente ligadas à nossa cultura, nossa história e nossa identidade. Quase metade das 6.700 línguas do mundo, a maioria delas línguas indígenas, está em perigo de desaparecer. Com cada língua que desaparece, o mundo perde uma riqueza de conhecimentos tradicionais” (António Guterres – Secretário Geral da ONU).

 

 

Quinta-feira 25 de agosto, 19:30, Auditorio Paraná, Paraguay