Já está disponível o álbum “Iberomérica canta para Mercedes Sosa”, reunindo artistas da Argentina, México, Portugal e Venezuela em torno da figura da grande intérprete argentina

O ano de 2020 impôs uma pausa na humanidade. Muitas e muitos artistas encontraram a possibilidade de fazer música à distância, usando meios tecnológicos. Surpreendentemente, isso ofereceu a possibilidade de compartilhar música e cultura com culturas de vários países do mundo. E para alegria de muitos, as distâncias foram apagadas.

Mariana Torrealba de Venezuela no contrabaixo, a mexicana Claudia Cota Gamez na voz, o argentino Juan Pablo Esmok na guitarra e o português João Gentil no acordeão homenageiam aquela que os uniu com sua voz e canto, Dona Mercedes Sosa, a voz da América.

João Gentil (Portugal) é um acordeonista que mudou a imagem do acordeão, transformando-o num instrumento doce, sentimental e capaz de exprimir do seu interior uma beleza melódica arrepiante. Conta com um vasto currículo e participações com músicos de renome nacional e internacional, como Viviane, Uxía, Rui Veloso, Brigada Victor Jara, Luiz Caracol, Rogério Charraz, entre outros. No seu percurso destacam-se as várias digressões na Argentina, país pelo qual nutre uma especial paixão e onde vai buscar grande parte das suas influências musicais. Foi colaborador da Accordions WorldWide  (www.accordions.com) e da Roland Corporation, no desenvolvimento do acordeão digital Roland V. Em 2009 iniciou o estudo do Bandoneon na cidade de Buenos Aires assistindo seminários com o prof. Julian Hasse da Academia Nacional del Tango de Buenos Aires. Aperfeiçoou-se na escola de acordeão CNIMA – Centre National et International de Musique et de l’Accordéon, em França. É membro da Accademia Italiana Del Bandoneon desde 2019. É professor de acordeão na Escola de Artes do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz desde 2014. Gravou o seu primeiro disco com o nome “ConLatinidade” na Argentina e Portugal com a participação de músicos argentinos, portugueses e brasileiros.

Claudia Cota (México) é uma soprano mexicana, formada em canto lírico e lírico. Ocupou o papel principal em dezenas de óperas de grande importância, sendo também protagonista em musicais famosos, tanto no México como na Argentina. Parte de sua discografia contém: Pensamentos de Paz, Alegria e Alegria, Terás Calma, Palavras de Vida, Rute, O Nascimento de Jesus Cristo. Louvaremos e cantaremos LAUDATE PUERI de Antonio Vivaldi. Obteve os primeiros lugares de melhor interpretação de música francesa, Prêmio Nacional de Canto da Universidade de Xalapa e no concurso do curso de aperfeiçoamento vocal e cénico em Santa Margarita Lígure, Italia.

Mariana Torrealba (Venezuela – México) nasceu na cidade de Valencia no estado de Carabobo, Venezuela. Iniciou seus estudos musicais aos 14 anos no Tecnológico de Música de Valencia para fazer aulas de contrabaixo elétrico. Decidiu então estudar música formalmente no Conservatório Estadual de Música de Carabobo, onde optou por estudar contrabaixo como instrumento principal. Em 2005 fez um teste para a Orquestra Sinfônica do Estado de Carabobo, permanecendo como membro desta orquestra até 2007. Em 2008 foi para o Sistema de Orquestra Sinfônica Juvenil e Infantil da Venezuela. Teve a experiência de ser dirigida em algumas temporadas por renomados professores convidados como Gustavo Dudamel e Angelo Pagliuca, entre outros. Em 2014 mudou-se para Guanajuato, no México.

Juan Pablo Esmok Lew (Argentina) é professor de violão formado pelo Conservatório Municipal de Música Manuel de Falla. Lá estudou com professores como Víctor Villadangos, Carlos Piegari, Juan Falú e José Verdi. Hoje continua a aperfeiçoar a sua carreira de violonista clássico através de masterclasses e seminários (María Isabel Siewers, Dolores Costoyas, Sergio Moldavsky). Em 2004 apresentou o seu primeiro material discográfico como violonista a solo: “Significativo” e realizou concertos nas principais salões da cidade. Em 1999 formou o grupo musical “Trío Ibáñez” com quem fez a música para os filmes “Sidra”, “T. Ves?” e “Habanos y Cigarrillos” e editou seu CD “Open Cancha” em Em 2006 formou a dupla Color a Nuevo com Federico D’Attellis. Em 2011 lançou seu segundo álbum solo “Con Cuerda Propia” pela Acqua Records 2011, Com “Los Primos Gabino” gravaram um CD intitulado “Puerto a Puerto”, juntos com a cantora portuguesa Beatriz Almeida, e posteriormente, juntamente com a cantora argentina Karina Beorlegui, gravaram o CD “Mañana Zarpa un Barco” (edição Aqcua Records). Atualmente apresenta o seu novo álbum a solo “Donde Quiera Que Estés” composto de trabalhos próprios, com fortes raízes folclóricas, e world music, interpretadas com uma linguagem acadêmica mas também com o recurso à improvisação. É professor de Audio Percepção e Linguagem Musical no Conservatório Municipal de Música Manuel de Falla.

A partir de 19 de março em: https://youtu.be/V3y_XXNYVm0