Nova et Vetera apresenta o Ciclo Nova com a participação da Ensamble Liminar do México e La Sociedad Ensamble da Colômbia

Nova et Vetera é uma fundação cultural independente, criada em 2012, especialista em curadoria de música de vanguarda, e que assume diferentes funções no campo das artes performativas para a direcção artística e programação de espectáculos contemporâneos. O Ciclo Nova é um programa dedicado a diferentes correntes de música contemporânea, música improvisada, e arte sonora.

 

Esta nova série virtual em colaboração com a Universidad de los Andes, é composta por dois concertos que exploram a obra de compositores contemporâneos principalmente latino-americanos apresentados pelo Ensamble Liminar do México no seu formato de quarteto de cordas e pelo Ensamble La Sociedad da Colômbia. O objectivo deste projecto é ligar o trabalho dos compositores latino-americanos dos últimos dois séculos com conjuntos e instrumentistas especializados em música contemporânea.

 

Ensamble Liminar, no México, situa-se no espaço de fronteira entre a música, a música experimental e a arte sonora. Liminar é um conjunto independente, cujo interesse em termos de repertório vai desde a música de concerto a obras que se encontram nos limites da música, da música experimental ou da arte sonora. A sua instrumentação é variável, e centra-se na colaboração com artistas vivos, bem como na criação de um repertório de música do século passado que nunca foi apresentado no México ou que é pouco frequentemente exposto.

 

A Ensemble Society é um colectivo de músicos pertencentes aos mais importantes conjuntos profissionais e instituições académicas do seu país, que apresentam uma actividade musical de câmara regular. Concentra a sua actividade artística na execução de nova música através de uma variedade de colaborações interdisciplinares.

 

Estas duas gravações, que serão difundidas virtualmente, destinam-se a

criações que permanecem escondidas num panorama homogeneizado e dominadas pelo

homogeneizados e dominados pelo norte global. Este ciclo põe em circulação sons que dão conta da visão do Sul da realidade contemporânea do ponto de vista do som.

 

 

8 de novembro às 17 horas (hora colombiana)

22 de novembro às 17 horas (hora da Colômbia)