O bandonionista e compositor argentino Daniel Ruggiero estreará sua obra “Imagens” e realizará um concerto de homenagem a Astor Piazzolla no marco do Festival Interviolas de Bogotá, Colômbia

“Creio que a tradição do gênero é inovar”, diz Daniel Ruggiero, marcando uma declaração de princípios sobre o tango como gênero em constante evolução.

Daniel Ruggiero tem se desempenhado como bandoneonista e arranjador na Argentina e no exterior trabalhando, entre outros, com artistas como Raúl Lavié, Guillermo Fernández, Atilio Stampone, José Colángelo e Julia Zenko, além de atuar com diversas orquestras sinfônicas. Formou o Quasimodo Trio, com o qual gravou seu primeiro disco e realizou três turnês pela Europa, onde registrou seu segundo CD, Amsterdã; e editou seu terceiro trabalho, Acontrayumba. Em 2013 estreou no Festival de Tango de Buenos Aires seu Duplo Concerto para violino, bandônio e orquestra de cordas, junto ao violinista Matías Grande e à Orquestra de Cordas Elvino Vardaro. É filho de Osvaldo Ruggiero (1922-1994), outro bandoneonista de grande presença na tradição do tango que integrou a Orquestra de Osvaldo Pugliese.

Depois de seu primeiro disco solista, “Bandônio é Cultura” (2017) -que inclui novos arranjos e composições-, o músico e docente nascido em 1979, lançou seu segundo disco solista, “Bandônio de concerto”, um trabalho que busca contribuir com um novo olhar no instrumento e no gênero, conjugando a música acadêmica e o tango onde a voz do bandônio se escuta à frente de uma sinfônica, explorando em todas as possibilidades sonoras do instrumento. O novo álbum é composto por duas obras cada uma de três movimentos: a primeira, “Bando e banda”, é um concerto para bandônio e ensamble orquestral; e a segunda, “De nácar”, é um duplo concerto para dois bandônios com orquestra de cordas e marimba. Com este trabalho encerra uma etapa compositiva que é resultado de anos de estudo na direção orquestral.

Convidado como compositor, arranjador e bandonionista ao Festival Internacional de violas Interviolas da cidade de Bogotá, Colômbia, Daniel Ruggiero estreará sua obra “Imagens” para viola e bandônio.

Interviolas é um espaço criado em 2010 com a finalidade de acolher toda a comunidade de violistas colombianos e latino-americanos; desde então o festival se realiza a cada dois anos no Conservatório de Música da Universidade Nacional da Colômbia. Ele oferece uma variedade de aulas e workshops sobre temas práticos e enriquecedores, reunindo um painel nacional e internacional de violonistas distintos e realizando concertos em reconhecidos auditórios da cidade.

Quinta-feira, 2 de Outubro, 15:00. (Horário da Colômbia), Bogotá, Colômbia
Sexta-feira, 3 de Outubro, às 17h00. (Horário da Colômbia), Bogotá, Colômbia